A Sauber levou menos tempo que o esperado para colocar os pés no chão na Formula 1. Depois de uma estreia apenas razoável na temporada na prova do Bahrein, onde os pilotos Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi ficaram em 14º e 16º respectivamente, ambos tiveram problemas nas provas seguintes e não completaram a última corrida, na Malásia – De la Rosa sequer largou.
Com tal desempenho, o chefe da equipe suíça, Peter Sauber, ainda não encontrou o motivo para tamanha queda de produção, visto que na prova da Austrália o piloto espanhol conseguiu chegar em 12º lugar (ainda que vários tenham ficado pelo caminho). O corredor japonês conseguiu, ainda, ficar entre os dez melhores no treino para a última etapa, em Sepang, mas quebrou na sétima volta.
“Em termos de desempenho nós não estamos como esperávamos estar, pelo que tivemos à disposição para montar o C29. Estou procurando por explicações para isso”, confessou Peter.
Mas um surpreendente alento pode melhorar a situação da equipe. James Key, ex-diretor-técnico da Force India, chegou à Hinwill para começar a trabalhar no monoposto suíço. E o britânico vem com ares de salvador da pátria, dando novo fôlego a Sauber.
“O primeiro GP dele (Key) será o de Shanghai, onde ele terá responsabilidade pela direção técnica do circuito. Assim poderemos focar na exploração de todo o potencial do C29, algo que não pudemos realizar nas três primeiras corridas da temporada. Certamente espero mudanças, mas será algo que levará algum tempo”, explicou Peter.