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Brasil

O que aconteceu com Hurb: fraudes, denúncias e renúncia do CEO?

Jornal de Brasília

03/05/2023 0h01

Imagem: reprodução

A empresa Hurb, que se dedica à venda de pacotes de viagens econômicos para vários destinos no Brasil e no mundo, tem sido envolvida em uma série de denúncias que levaram à renúncia de seu CEO, João Mendes.

Nas últimas semanas, Hurb tem sido um tema central em muitos meios de comunicação devido ao recorde de denúncias registradas contra a empresa de viagens. Muitos usuários reclamam terem sido vítimas de fraude pela empresa.

Em 2022, Hurb registrou 908 processos legais contra a empresa, enquanto que, até o momento deste 2023, já foram registrados mais de 1300 processos, um aumento de 46% em comparação. Cada vez mais pessoas estão denunciando irregularidades por parte da empresa.

A imensa quantidade de denúncias, juntamente com as atitudes irregulares do ex-CEO da empresa, levou à sua renúncia, que foi apresentada no último dia 24 de abril, atribuindo os problemas da empresa a si mesmo.

A renúncia de João Mendes

João Mendes atuou como CEO da Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, e é seu fundador. Porém, na segunda-feira, 24 de abril, ele teve que renunciar à liderança de sua empresa devido à quantidade de irregularidades denunciadas pelos usuários.

Além de não ter respondido aos problemas de muitas das pessoas que compraram pacotes de viagens na Hurb e ter as enganado, o fundador da empresa João Mendes zombou das suas reclamações, usando uma bandeira dos denunciantes como tapete em seu escritório.

Também publicou dados pessoais de um dos clientes da empresa, ultrapassando todos os limites éticos e legais que se poderiam esperar. Diante dessa situação, o agora ex-diretor geral decidiu renunciar ao cargo.

Por meio de uma carta pública em que assume toda a responsabilidade individual pelos incidentes da empresa, João Mendes expressou sua renúncia, deixando nas mãos de toda a equipe gerencial da companhia a escolha do novo CEO.

Na terça-feira, 25, foi anunciada a decisão de que Otávio Brissant assumirá o cargo de Diretor Geral da Hurb, que até então atuava como líder do Conselho Geral da empresa.

Denúncias por irregularidades

Milhares de clientes da Hurb expressaram sua frustração através de denúncias em que reclamam de serviços que a empresa prometeu e não cumpriu. Viagens que foram canceladas, hotéis que nunca foram reservados pela empresa, são apenas alguns dos problemas que enfrentaram milhares de pessoas.

Os tribunais de São Paulo acumularam mais denúncias contra a Hurb nestes 4 meses de 2023 do que em todo o ano de 2022, já que durante este ano foram milhares as pessoas que sofreram golpes por parte da empresa de viagens.

Embora o ex-CEO tenha querido assumir toda a responsabilidade pelo assunto, a verdade é que ainda há milhares de pessoas sem respostas diante das grandes perdas econômicas que sofreram nas mãos da empresa.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários foi o não cumprimento dos prazos das viagens. Tanto nos voos quanto nas hospedagens, a empresa se recusou a resolver os problemas que ela mesma gerou.

Um dos clientes da Hurb reclama ter viajado para Cuba comprando um pacote de viagem da empresa, e ao chegar em Havana, o hotel não havia sido reservado pela Hurb, então ele foi obrigado a alugar outra hospedagem por conta própria imediatamente. Essa pessoa tentou entrar em contato com a empresa para resolver o conflito, mas não conseguiu. Ninguém se responsabilizou ou ajudou ao cliente.

Somando todos os processos legais e reclamações contra a empresa registrados nos tribunais de São Paulo, a cifra supera R$ 42 milhões. Também há denúncias em outros sites, como por exemplo na plataforma Reclame Aqui, que tem quase 30.000 denúncias contra a Hurb.

São diversos os motivos das denúncias, mas têm um ponto em comum: todos os usuários que reclamam foram enganados pela Hurb, seja por datas de viagem, serviços de transporte, hospedagens não pagas e muito mais.

Quando uma pessoa viaja, ela quer curtir ao máximo e esquecer todos os problemas, mas a Hurb se encarregou de criar muitos conflitos para milhares de usuários da empresa.

Entre as instituições que receberam denúncias dos clientes da empresa de viagens estão o Procon, a Secretaria Nacional do Consumidor, os tribunais de São Paulo e a plataforma Reclame Aqui. Em todos esses sites, podem ser encontradas denúncias contra a empresa.

Problemas com hotéis associados

Além de todos os inconvenientes que Hurb teve com seus clientes, também há problemas com diferentes hotéis associados, tanto no Brasil como em outros países, aos quais a empresa deve pagamentos.

De acordo com o que foi expressado por Ricardo Roman Junior, que atua como Presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Estado de São Paulo, os problemas com os pagamentos aos hotéis começaram no início deste ano.

Hurb expressou publicamente que já está resolvendo os problemas de pagamento com cada hotel ou rede de hotéis em particular, deixando de lado a possibilidade de tratá-lo como um problema a nível geral.

Por outro lado, a empresa de viagens expressou que não pode garantir datas de viagem concretas, mas cada usuário sabe que ao adquirir um pacote a empresa disponibilizará as datas de acordo com a disponibilidade de voos e hotéis.

Claro que isso não faz nenhum sentido, pois os usuários devem poder conhecer de forma concreta as datas de sua viagem para poder organizar suas rotinas. Hurb é uma empresa que oferece viagens econômicas, mas isso não pode ser sinônimo de dispor do tempo de seus clientes.

No momento de sua renúncia, João Mendes expôs em sua carta pública que todos os inconvenientes que são expressos nas denúncias “foram erros de ‘João Ricardo Mendes’ e não de toda uma empresa que é muito maior do que eu (…) Dizer que estou envergonhado é uma subestimação extrema. Meu trabalho como líder é liderar, e isso começa com um comportamento que orgulha nossa equipe e clientes. Isso não é o que fiz e não posso dizer que não continuarei a fazer isso”.

Trata-se de um Esquema Ponzi?

O modus operandi que a empresa evidenciou com seus clientes e hotéis associados sugere um possível Esquema Ponzi.

O Esquema Ponzi é um tipo de golpe em forma de pirâmide, no qual um indivíduo atrai investidores e lhes paga lucros com dinheiro solicitado de outros investidores. Todos confiam na legitimidade do golpista, que aparenta conseguir todo o dinheiro de atividades legítimas.

Através deste tipo de golpe, todos os investidores são enganados, mantendo a ilusão de que se trata de algo legítimo, desde que nenhum investidor solicite o reembolso de todo o dinheiro. É nesse momento que a mentira começa a se desfazer e o golpe começa a ser descoberto.

Teremos que esperar para ver o que acontece com as demandas e reclamações dos milhares de clientes da Hurb, que foram enganados em suas viagens.

Hurb.com e também 123milhas na mira?

Estes dois sites de viagens que oferecem passagens e pacotes muito econômicos, vem recebendo milhares de reclamações de consumidores danificados por ambas as empresas.

O “Mochilando na Aviação”, que é um canal de Youtube que fala sobre o mundo da aviação de um modo geral, com curiosidades e notícias, explica muito bem como é a pirâmide tanto da Hurb como da 123milhas. 

Como funciona o esquema de pirâmide? É simples: Essencialmente, o cliente antecipa o pagamento à empresa para que esta possa dispor de recursos financeiros e, posteriormente, viabilizar o pacote de viagem que não estava disponível no momento da compra. Caso a empresa não consiga concretizar o pacote desejado, o cliente tem a opção de receber seu dinheiro de volta, sem qualquer acréscimo de juros.

Ou seja, o consumidor paga uma determinada quantia por um pacote ainda inexistente, permitindo desse modo –e sem saber- que a empresa está fazendo caixa com esse dinheiro. Só na época da viagem é que a empresa tentará conseguir o pacote e, obviamente, isso nem sempre acontece!

Pagar muito barato hoje por uma passagem para Europa, por exemplo, que será usada daqui a dois anos, certamente não dará bons frutos, pois os preços mudam por conta da inflação. 

A Hurb.com iniciou o caminho das reclamações dos consumidores e a 123milhas segue esse mesmo caminho, com mais de 150 mil queixas de clientes danificados.

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