Menu
Brasil

Mute: operação apreende celulares usados dentro de presídios em 23 estados do país

Mais de 1,3 mil policiais penais federais e estaduais estão envolvidos, trabalhando em conjunto em 76 unidades prisionais

João Victor Rodrigues

17/10/2023 9h09

Foto: Senappen / MJSP

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deu início à Operação Mute nesta segunda-feira (16), uma iniciativa abrangente realizada em 23 estados do país.

O principal objetivo dessa operação é identificar e remover celulares que estão sendo usados clandestinamente dentro de presídios, combatendo assim a comunicação ilegal orquestrada por organizações criminosas.

A ação da Operação Mute está dividida em duas frentes: primeiro, há o bloqueio da comunicação por meio de tecnologia que interfere nos sinais de celular, dificultando a operação de aparelhos dentro das prisões. Em seguida, as equipes realizam minuciosas revistas em pavilhões e celas para encontrar e apreender os dispositivos.

Essa fase da Operação Mute continuará até a próxima sexta-feira (20) e abrangerá, ao longo da semana, mais seis estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Piauí e Santa Catarina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado