Menu
Brasil

Justiça recebe denúncia contra pai acusado de assassinar esposa e filha no Japão

O crime teria sido motivado pelo desejo da esposa de se separar exatamente pelo comportamento abusivo e violento do marido

Redação Jornal de Brasília

15/08/2023 18h15

Foto: Reprodução/redes sociais

A Justiça Federal no Paraná, nessa semana, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Anderson Robson Barbosa acusado de assassinar, com golpes de faca, a esposa e a filha, de três anos. O caso ocorreu em agosto de 2022, na casa onde moravam em Osaka, no Japão.

Segundo as investigações, o crime teria sido motivado pelo desejo da esposa de se separar exatamente pelo comportamento abusivo e violento do marido. Com o possível divórcio, Anderson temia que ele perderia o visto de permanência no Japão, onde já estava há mais de nove anos.

Após cometer os crimes, o acusado fugiu para o Brasil, o que motivou pedido de cooperação jurídica internacional proveniente da Agência Nacional da Polícia do Japão para que o Brasil assumisse a persecução penal instaurada contra o cidadão brasileiro. Depois de quase um ano foragido, Anderson foi capturado em julho deste ano, na cidade de São Paulo (SP), e encaminhado para a carceragem da Polícia Federal no Estado do Paraná. Ele está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais.

Na denúncia, o MPF imputa ao acusado a prática do crime de duplo homicídio qualificado por motivo fútil, com emprego de meio cruel, que dificultou e impossibilitou a defesa das vítimas, e por ter matado a própria filha, menor de 14 anos de idade. Também qualificou o crime o fato de Anderson ter matado sua esposa no contexto de feminicídio, ou seja, de violência doméstica, e com menosprezo à condição de mulher.

Diante da gravidade delitiva, o MPF requer a manutenção da prisão preventiva do acusado, considerando o modo como fugiu do Japão e se escondeu no Brasil, condutas que evidenciam o risco de ofensa à ordem pública, e como forma de assegurar a aplicação da lei penal. O MPF também requer a oitiva de testemunhas e peritos para fins de produção de todas as provas admitidas e a consequente condenação de Anderson Barbosa.

Crimes

Narra a peça acusatória que, na manhã do crime, o denunciado, em pleno café da manhã, matou sua esposa com diversos e violentos golpes de faca em várias partes do corpo, diante da filha única do casal. Logo em seguida, para assegurar a impunidade do crime com sua fuga do Japão para se esconder no Brasil, matou de forma brutal a própria filha, também com golpes de faca.

Após cometer os crimes, o acusado trancou o local e, em posse do celular da esposa, enviou mensagens para a mãe dela fingindo ser a vítima e falando que não fosse ao apartamento, com a intenção de ganhar tempo para fugir do Japão. Dois dias depois embarcou em avião no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, com destino ao Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado