Menu
Brasil

Entidade lança selo para certificar produto acessível a cegos

A ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) criou um selo para embalagens e equipamentos acessíveis a deficientes visuais

FolhaPress

22/05/2022 17h11

Fot: Reprodução/ Agência Brasil

Joana Cunha
São Paulo, SP

A ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) criou um selo para embalagens e equipamentos acessíveis a deficientes visuais.

Chamada Soina, a certificação, que será lançada em junho, foi desenvolvida por pessoas cegas e com baixa visão. Elas serão responsáveis por testar e apontar fragilidades e melhorias na acessibilidade dos produtos, segundo Alberto Pereira, presidente da entidade.

“Queremos conscientizar a sociedade da importância de ser acessível, para que uma pessoa cega ou com baixa visão possa pagar sua conta sozinha, sem precisar passar sua senha para alguém. Na hora de usar uma máquina de lavar roupas, que o painel seja acessível para ela dar os comandos”, diz Pereira.

Ele afirma que a ONCB já foi procurada por empresa de alimentos que quer implementar o selo em suas embalagens e por fabricante de eletrodomésticos, como máquinas de café.

O primeiro produto com a certificação será uma máquina de pagamento de crédito e débito da empresa Perto S.A., que foi testada pela ONCB.

O modelo tem teclado físico, touch screen e sintetizador de voz que, quando acionado, fala as informações que aparecem na tela durante a compra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado