Menu
Brasil

Enem 2022: edital e data de aplicação das provas são divulgados

As inscrições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21. Interessados devem acessar a página oficial do participante

Redação Jornal de Brasília

29/04/2022 6h52

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Por: Gabriel de Sousa
[email protected]

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29) as datas da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano terá as provas digitais e impressas aplicadas no segundo e terceiro domingo do mês de novembro, mais especificamente nos dias 13/11 e 20/11.

No dia 13 de novembro, será o dia das avaliações de linguagens, com 45 questões de linguagens, sendo dividida em 40 de língua portuguesa e de 5 de um idioma opcional. Os estudantes, no momento da inscrição, terão que selecionar entre a língua espanhola e inglesa para compor o seu caderno de provas.

Já no dia 20 de novembro, segundo dia de aplicação, o caderno de provas será composto por 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Nas duas datas, os portões irão se abrir às 12h, fechando às 13h. As provas terão início às 13h30, com o limite de tempo de cinco horas para o primeiro dia e de cinco horas e meia para o segundo certame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão organizador do Enem, também revelou o prazo de inscrições para as provas, que poderão ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio.

Para os que não conseguiram a isenção da taxa de cadastramento, é bom já ir separando um dinheiro no bolso, pois o valor da inscrição deste ano é de R$ 85, podendo ser paga até o dia 27 de maio.

O Inep informou que pedidos de atendimento especializado deverão ser solicitados durante o prazo das inscrições, já os que desejam ser tratados pelo nome social irão ter entre os dias 23 e 28 de junho para encaminhar o seu requerimento.

Edição de 2022 terá novidades

O Inep prometeu em um comunicado que a edição de 2022 do Enem terá questões “inéditas”, já que, de acordo com o órgão, o Banco Nacional de Itens (BNI) sofriam com uma quantidade insuficiente de testes prontos. “Durante a atual gestão do Inep, realizou-se pré-teste de itens, visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado”, afirma o Instituto em um comunicado.

A outra novidade é que, pela primeira vez na história do Enem, aplicado pela primeira vez em 1998, os organizadores da avaliação irão aceitar documentos digitais de identificação nos locais de aplicação. Os candidatos poderão utilizar o e-título, e as versões virtuais da carteira de habilitação (CNH) e do registro geral (RG).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado