Menu
Brasil

DPU apura violência contra indígenas Yanomamis em Roraima

O desaparecimento dos indígenas ocorreu após o abuso e assassinato de uma menina de 12 anos e o desaparecimento de uma criança de três anos

Geovanna Bispo

04/05/2022 17h35

A Defensoria Pública da União começou a apurar as recentes denúncias de violências cometidas por garimpeiros contra indígenas Yanomamis, da região de Roraima.

No último sábado (30), a comunidade Aracaça foi encontrada completamente destruída e queimada. O desaparecimento de cerca de 25 indígenas ocorreu após o abuso e assassinato de uma menina de 12 anos e o desaparecimento de uma criança de três anos, que teria caído em um rio.

“Nós estamos trabalhando em conjunto com as demais autoridades locais para os esclarecimentos dos fatos e proteção da comunidade indígena Ianomâmi”, afirmou a defensora pública federal Maria Pilar Prazeres de Almeida, que atua em Roraima.

Segundo Hutukara Associação Yanomami, grupo indígena, o garimpo ilegal avançou quase 50% entre 2020 e 2021. Considerando de 2016 a 2021, esse número chega a 3.350%.

A medida está no âmbito de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com a ADPF n° 709. O texto trata do dever de isolamento de invasores de terras indígenas. “A DPU, como instituição essencial à justiça, é um instrumento do regime democrático e tem a incumbência constitucional de promoção dos direitos humanos e a defesa irrestrita dos direitos individuais e coletivos aos vulneráveis”, afirma a defensora.

Um dia antes de ser encontrada, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Cármen Lúcia comentaram sobre os casos durante sessão da Casa. O presidente do Supremo considerou os casos como “gravíssimos”.

“As mulheres indígenas são massacradas sem que a sociedade e o estado tomem as providências eficientes para que se chegue a era dos direitos humanos para todos, não como privilégio de parte da sociedade”, disse a ministra.

Além da representação em Roraima, a apuração para esclarecimentos dos fatos e proteção da comunidade indígena Yanomami acontece em conjunto com o Grupo de Trabalho Indígena da defensoria, representado pelo defensor público federal Wagner Wille Nascimento Vaz, e a Secretaria Geral de Articulação Institucional da DPU, representada pelo defensor público federal Ronaldo de Almeida Neto.

Denúncias

Na última segunda-feira (25) a liderança Ianomâmi Júnior Hekurari denunciou por meio das redes sociais o estupro seguido de morte de uma menina de 12 anos, da comunidade Aracaçá, por garimpeiros da região. Júnior Hekurari disse que a aldeia foi totalmente esvaziada e tinha marcas de incêndio.
Na terça-feira (3), o líder voltou a afirmar que os indígenas fugiram depois de terem queimado o corpo das vítimas, conforme a tradição ianomâmi. Os integrantes da comunidade estariam vagando pela floresta em busca de um novo local para reconstruir suas casas.

Conforme Hekurari, as famílias indígenas foram coagidas e ameaçadas para ficar em silêncio. Outras testemunhas teriam recebido ouro para não denunciar a violência. Ele afirma que os garimpeiros permanecem na região, mesmo depois que a Polícia Federal (PF) queimou um entreposto comercial e um posto de gasolina clandestino mantidos pelo garimpo. Júnior reclama da demora das autoridades para retirar os 20 mil garimpeiros ilegais que estariam na terra indígena.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado