Menu
Brasil

Campanha do MPT marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Arquivo Geral

12/06/2018 20h39

Shutterstock

Da Redação com agências

O Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil é celebrado no dia 12 de Junho. Para celebrar a data, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lança a campanha “Não proteger a infância é condenar o futuro”, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O foco são as modalidades chamadas de “piores formas” de trabalho, como tarefas relacionadas à agricultura, atividades domésticas, tráfico de drogas, exploração sexual e trabalho informal urbano. Em razão dos riscos e prejuízos, o emprego de meninos e meninas nessas tarefas é proibido até os 18 anos.

O objetivo da campanha é chamar a atenção de órgãos públicos, empresas, organizações civis e da sociedade em geral para o problema e fomentar ações que contribuam para o combate a prática, especialmente as de maior impacto para meninos e meninas. As ações da campanha ocorrem de forma descentralizada em vários locais do país.

Pelo segundo ano, a campanha ganha apoio de grandes empresas, entre elas o McDonald’s. A rede de Fast Food é conhecida por ser geradora do primeiro emprego para jovens, e tem como objetivo utilizar sua visibilidade para ampliar a campanha #Chegadetrabalhoinfantil, e assim, gerar maior conscientização e mobilização sobre a questão.

Conheça os números sobre trabalho infantil no Brasil:

– 2,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no Brasil (32% em atividades agrícolas);
– 2 milhões entre 14 e 17 anos;
– 854 mil crianças e adolescentes que trabalham estão concentradas na região Sudeste do Brasil;
– 2 em cada 3 crianças em situação de trabalho infantil são do sexo masculino;
– 94% do trabalho infantil doméstico é realizado por meninas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado