Menu
Na Hora H!

Segundo psicólogos, fazer bolos e doces para outras pessoas faz bem para saúde

Preparar bolos ajuda na concentração, a reduzir o estresse e aumenta a sensação de bem-estar

Redação Jornal de Brasília

23/01/2020 12h49

Pessoas que gostam de cozinhar sempre encontrarão uma desculpa para preparar uma deliciosa sobremesa. Segundo estudo, preparar pratos para outras pessoas é uma experiência gratificante e gera benefícios para a saúde mental.

Para Donna Pincus, professora de Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Boston, a culinária é uma forma de expressão criativa e ótima ferramenta para enfrentar, por exemplo, o estresse.

Cozinhar para o outro também pode ser uma maneira de transmitir sentimentos. Segundo Julie Ohana, assistente social e terapeuta culinária, a comida é uma expressão de amor em várias culturas e também é “um complemento positivo e maravilhoso para a comunicação”.

Preparar bolos ajuda na concentração, a reduzir o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. De acordo com Pincus, fazer massa requer toda a atenção, quando há concentração no aroma e sabor, há dedicação e satisfação.

Por esta razão, a terapia culinária artística é cada vez mais conhecida. A concentração na criação evita que pensamentos negativos apareçam. É uma maneira de ter sua mente ocupada com algo positivo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado