Menu
Na Hora H!

Professora faz denúncia de racismo após aluno chamá-la de ‘macaca’

Ele publicou uma imagem no Facebook, realizando ofensas raciais à professora

Redação Jornal de Brasília

06/12/2019 10h22

Da redação
[email protected]

A professora de sociologia Tânia Cristina dos Santos, de 51 anos, denunciou um aluno que a chamou de ‘macaca’ em uma publicação no Facebook. A publicação, foi feita por um aluno do 3º ano do ensino médio. Gabriel Oscar da Silva Pereira, de 18 anos, mostrava uma imagem com a legenda: ‘ A macaca de sociologia indo repetir todo mundo’. 

O texto foi publicado no dia 25 de outubro, mas a professora só tomou conhecimento da ação do aluno nesta semana. Em entrevista o Portal G1, Tânia contou que ficou sabendo da publicação por meio de uma mensagem privada. Ao ler o teor da publicação, a professora relata que ficou surpresa, pois segundo ela, já havia sofrido racismo, mas não de forma tão explícita.

 

Apesar de não citar o nome da professora diretamente, Tânia tem certeza de que ela é o alvo da ofensa com teor racista. Imediatamente, ela procurou a Diretoria de Ensino para receber orientações de como proceder o caso.

Um boletim de ocorrência de injúria racial foi registrado na Delegacia Sede de Praia Grande, cidade onde fica a Escola Estadual Professora Sylvia de Mello, onde a professora trabalha. De acordo com a professora, a escola está aguardando um posicionamento da Diretoria de Ensino para avaliar as ações cabíveis.

A Diretoria de Ensino informou que será aberta uma apuração sobre o fato e o Conselho de Escola irá se reunir para analisar as medidas pedagógicas que serão adotadas.  A direção da Escola Estadual Professora Sylvia de Mello incluirá o caso na Plataforma Conviva (Placon) e intensificará ações de conscientização sobre respeito às diferenças.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado