Menu
Na Hora H!

Mulher com câncer desenvolve pelos no rosto

Síndrome está correlacionada com casos de câncer, distúrbios endócrinos, anorexia nervosa ou ao uso de certos tipos de medicamentos

Redação Jornal de Brasília

14/01/2021 12h07

Uma paciente oncológica, de 51 anos, passou a desenvolver pelos no rosto, pescoço e na parte superior do corpo. Entre os sintomas, ela também apresentou fadiga, tosse e perda de peso.

A condição rara, que acarreta no desenvolvimento de pelos, é chamada de hipertricose lanuginosa adquirida, conhecida popularmente como síndrome do lobisomem. A doença está correlacionada com casos de câncer, distúrbios endócrinos, anorexia nervosa ou ao uso de certos tipos de medicamentos, especialmente esteroides androgênicos.

A mulher foi diagnosticada com um adenocarcinoma primário de pulmão, um tipo de câncer comum em fumantes e ex-fumantes, como é o caso dela, que fumou durante 37 anos.

Embora não exista cura para a síndrome do lobisomem, a quantidade de pelos diminuiu após o tratamento com quimioterapia e radioterapia. O uso de durvalumabe, um medicamento específico para câncer de pulmão, também desacelera o avanço da condição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado