Menu
Na Hora H!

Médico morre por coronavírus após usar hidroxicloroquina em casa, durante quatro dias

Equipe médica aplicou manobras de reanimação por 45 minutos. Sem presentar melhora, quadro do paciente evoluiu para o óbito

Redação Jornal de Brasília

22/04/2020 11h47

O médico Gilmar Calazans Lima, de 55 anos, morreu na segunda-feira (20) em decorrência da Covid-19. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informou que o profissional fez uso da hidroxicloroquina durante 4 dias em casa. Ele apresentou melhora do quadro clínico, mas veio a óbito após um mal súbito.

Gilmar possuía hipertensão e diabetes. O médico foi encaminhado para a emergência do Hospital da Costa do Cacau, onde exercia a profissão. Ainda segundo segundo a Secretaria da Saúde, Gilmar chegou à unidade em estado grave. A equipe médica aplicou manobras de reanimação por 45 minutos. Sem presentar melhora, o quadro do paciente evoluiu para o óbito.

O médico teria sentido os primeiros sintomas, considerados leves, da Covid-19 no dia 10 de abril. Na quinta-feira (16), ele deu entrada no hospital, teve o material para teste coletado e foi orientado a cumprir quarentena em casa. 

Após testar positivo para o novo coronavírus, no sábado (18), Gilmar iniciou o uso da combinação de hidroxicloroquina e azitromicina, que foi receitada por um colega do hospital Hospital Costa do Cacau.

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a medicação foi fornecida de forma irregular, já que o uso do medicamento é exclusivo para internados. Uma sindicância foi instaurada para apurar o caso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado