Menu
Na Hora H!

Mais de 50 pessoas foram mordidas por morcegos 

Aumento dos casos foi de 700% de 2018 para este ano. 

Redação Jornal de Brasília

22/08/2019 17h58

Da Redação
[email protected]

Segundo a coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), em 2018, sete pessoas foram atendidas por mordidas do animal na Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) do bairro, já em 2019, o número de atendimentos neste hospital pela mesma razão subiu para 56. O número de casos de mordidas de morcegos aumentou 700% neste ano no bairro de Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

A maioria dos acidentes aconteceu na área de Proteção Ambiental (APA) do Iguatemi, local utilizado por muitos fiéis que vão para o chamado “monte da oração”. A região é o habitat natural dos morcegos.

De acordo com a Covisa, na capital paulista também houve aumento. Em 2018, foram registradas 106 acidentes com mordidas de morcego enquanto que até agosto de 2019 já foram registradas 164 ocorrências desse tipo, incluindo as 56 de Cidade Tiradentes.

Segundo recomendações da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), quando uma pessoa se depara com um morcego caído no chão, voando durante o dia, ou dentro de residências lojas ou prédios, deve tentar cobri-lo com um pano, toalha ou caixa e ligar para o número 156 que é o número do Centro de Controle de Zoonoses.

Capturar o animal é importante, principalmente, se a pessoa sofreu uma mordida ou teve contato com o animal de alguma forma, já que ele pode estar contaminado pelo vírus da raiva e transmiti-lo para seres humanos.

Se a pessoa sofreu uma mordida do morcego ou teve contato com o animal de alguma forma é importante que procure serviço de saúde para tomar vacina ou soro.

Para pessoas que frequentam lugares, como por exemplo, áreas de matas, retiros, acampamentos ou visitam grutas e cavernas é importante que utilizem botas, meias compridas, calças, camisas de manga longa e sigam as orientações dos guias em visitas a grutas e cavernas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado