Menu
Na Hora H!

Cientistas da Fiocruz encontram coronavírus no esgoto do RJ

Vale lembrar que a presença do vírus no esgoto é um alto indicador da proliferação da Covis-19 na população

Redação Jornal de Brasília

28/04/2020 14h35

Flags of the countries affected by the spread of the new coronavirus, COVID-19, are prjected on the statue of the Christ Redemeer atop Corcovado hill in Rio de Janeiro, Brazil, on March 18, 2020. – Two cabinet ministers and the head of the Brazilian Senate said Wednesday they had tested positive for new coronavirus, COVID-19, but President Jair Bolsonaro again warned against what he called “hysteria” surrounding the pandemic. (Photo by FLORIAN PLANCHEUR / AFP)

No início da tarde de hoje (23), cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informaram que encontraram o coronavírus no esgoto do Rio de Janeiro. O vírus foi detectado no esgoto de Niterói, lá a prefeitura ajudou o estudo. Vale lembrar que a presença do vírus no esgoto é um alto indicador da proliferação da Covis-19 na população. 

O estudo só foi feito em Niterói porque a cidade conta com saneamento básico de qualidade e trata mais de 90% do seu conteúdo. Nas outras cidades do estado, o excesso de contaminantes dificulta os testes.

A descoberta do estudo não significa que o coronavírus pode ser transmitido pelo esgoto. É considerado pouco provável porque se trata de um vírus respiratório sensível a certas condições ambientais. Já se sabe que o coronavírus pode estar presente nas fezes de alguns pacientes. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado