Menu
Mundo

Tribunal japonês reconhece novas vítimas da bomba de Hiroshima

O Tribunal Distrital de Hiroshima determinou que todos os 84 demandantes, todos entre 70 e 90 anos, devem se beneficiar da assistência médica

Redação Jornal de Brasília

02/08/2020 12h18

Um tribunal japonês em Hiroshima expandiu, nesta quarta-feira (29), a definição de sobreviventes da explosão da bomba atômica para incluir os afetados pela chamada “chuva negra” radioativa, uma decisão judicial incomum, 75 anos após o ataque nuclear dos EUA no final da Segunda Guerra Mundial.

O Tribunal Distrital de Hiroshima determinou que todos os 84 demandantes, todos entre 70 e 90 anos, devem se beneficiar da assistência médica proporcionada às vítimas deste bombardeio. No Japão, elas são conhecidas como “hibakusha”.

Após a guerra, o governo designou áreas consideradas como duramente afetadas pelo primeiro bombardeio atômico da história e concedeu a gratuidade de atendimento médico gratuito àqueles que se encontravam nesses lugares.

Esses demandantes estavam fora dessas áreas, mas foram atingidos pela “chuva negra” produzida após o bombardeio de 6 de agosto de 1945. Eles alegam que os efeitos em sua saúde foram semelhantes aos daqueles que estavam nas áreas definidas pelo governo.

“Não há nada de irracional nas declarações desses habitantes, segundo as quais eles estavam encharcados pela chuva negra”, declarou o presidente do tribunal, juiz Yoshiyuki Takashima, conforme o canal de televisão pública da NHK.

“Os documentos médicos mostram que os habitantes sofrem de doenças consideradas ligadas à bomba atômica e cumprem as condições legais exigidas dos hibakusha”, acrescentou.

Até março passado, o governo central reconheceu 136.682 pessoas como “hibakusha”, incluindo as de Nagasaki, onde foi lançado o segundo ataque nuclear, em 9 de agosto de 1945.

Cerca de 140.000 pessoas morreram na hora e nos meses seguintes em Hiroshima, e 74.000, em Nagasaki.

Na próxima semana, o Japão relembra o 75º aniversário desses dois bombardeios.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado