Menu
Mundo

Derrotado, Trump diz que Biden está ‘se apressando’

Segundo Trump, a mídia estaria “se esforçando” para a vitória de Biden. O candidato derrotado declarou que a eleição “está longe de terminar”

Redação Jornal de Brasília

07/11/2020 14h58

Trump

Donald Trump, recusando-se a admitir a derrota na eleição presidencial dos Estados Unidos, declarou neste sábado (7) que Joe Biden está “se apressando em se colocar falsamente como vencedor” depois que as redes de televisão americanas declararam a vitória do democrata.

“Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em se apresentar como o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta”, disse Trump. “O fato é que esta eleição está longe de terminar.”

Trump ressaltou que os estados ainda não certificaram os resultados e sua campanha lançou várias ações legais. No entanto, os resultados quase completos emitidos por cada estado mostram uma vantagem intransponível para Biden, permitindo que os canais de notícias anunciassem o resultado geral, como fazem em todas as eleições.

Vitória

A apuração dos votos na Pensilvânia levou o candidato Joe Biden a 284 votos de delegados, o necessário para que ele se eleja. Desta forma, Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Até a última atualização, a contagem indicava 290 delegados que votaram em Biden.

Nos EUA, não há um Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São as agências de notícias que fazem a contagem junto às autoridades. Após a AP anunciar a vitória de Biden na Pensilvânia, outras agências publicaram a mesma informação.

A vitória de Biden ainda não foi declarada oficialmente. Contudo, os EUA têm o costume de reconhecer como presidente aquele candidato apontado pelas agências — funciona desta forma há mais de 100 anos.

Com agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado