Menu
Mundo

Coronavírus: cientistas chineses descobrem anticorpos eficientes no tratamento e prevenção

Mesmo com a descoberta, ainda não há tratamento comprovadamente eficaz para a doença

Redação Jornal de Brasília

01/04/2020 13h45

An analyst at Fiocruz laboratory, a public health research institute, in Rio de Janeiro holds samples of mucus to be tested for COVID-19, on March 11, 2020. – The World Health Organisation (WHO) declared the Coronavirus a pandemic with 118,000 cases in about 120 countries, and 4000 deaths. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)

Nos últimos dias um grupo de cientistas chineses isolou alguns anticorpos que são “extremamente eficientes” para impedir a capacidade do novo coronavírus (Covid-19) de entrar nas células. Segundo os especialistas, a descoberta pode ser útil tanto para tratamento como para prevenção do vírus. Mesmo com a descoberta, ainda não há tratamento comprovadamente eficaz para a doença. 

Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, disse à Reuters que um remédio feito com anticorpos como os que sua equipe descobriu poderia ser usado de forma mais eficaz do que as abordagens atuais, incluindo o que ele chamou de tratamentos “limítrofes”, como o plasma, que contém anticorpos mas é limitado pelo tipo sanguíneo. 

No início de janeiro, a equipe de Zhang e um grupo do 3º Hospital Popular de Shenzhen começaram a analisar anticorpos do sangue colhido de pacientes recuperados da Covid-19, isolando 206 anticorpos monoclonais que mostraram o que ele descreveu como uma capacidade “forte” de se ligar às proteínas do vírus.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado