Menu
Mundo

Brasil abre escritório comercial em Jerusalém e confirma intenção de instalar embaixada

Em visita a Israel em março, Bolsonaro disse que a abertura em Jerusalém de um escritório da Apex seria o primeiro passo para mudar a embaixada

Redação Jornal de Brasília

15/12/2019 14h01

Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu attend with his wife Sara and Brazilian Federal Deputy Eduardo Bolsonaro (R) the opening ceremony of the Brazilian Ministry Trade And Investment Promotion Agency in Jerusalem on December 15, 2019. (Photo by Gil COHEN-MAGEN / AFP)

O Brasil abriu um escritório comercial em Jerusalém neste domingo, na presença de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que confirmou a intenção de seu pai de transferir a embaixada do país para a Cidade Santa.

Em visita a Israel em março, o presidente do Brasil disse que a abertura em Jerusalém de um escritório da agência brasileira de promoção de comércio e investimento (Apex) seria o primeiro passo para mudar a embaixada, atualmente em Tel Aviv .

Em maio de 2018, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para Jerusalém por decisão de Donald Trump e agora o Brasil pode seguir seus passos.

Na cerimônia de domingo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), disse que seu pai ainda deseja mudar a embaixada.

“Me disse que é certo, é um compromisso, vai transferir a embaixada para Jerusalém, fará isso”, afirmou.

Na mesma cerimônia, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu comemorou “o compromisso do presidente Bolsonaro de abrir uma embaixada em Jerusalém no próximo ano”.

O status da cidade de Jerusalém é uma das questões mais complexas do conflito israelense-palestino.

Israel ocupa Jerusalém Leste desde a guerra de 1967 e depois anexou a região, um ato que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

Israel considera toda a cidade como sua capital, enquanto os palestinos querem transformar Jerusalém Leste na capital do estado a que aspiram.

A maioria das embaixadas estrangeiras está localizada em Tel-Aviv, para não interferir nas negociações entre israelenses e palestinos.

“Queremos dar esse passo em Jerusalém, não apenas para o Brasil, mas como um exemplo para o resto da América Latina”, disse Eduardo Bolsonaro, que também preside a Comissão de Relações Exteriores no parlamento.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado