Depois de cair da sexta para a sétima colocação no ranking mundial na última semana, Roger Federer novamente desbancou Tomas Berdych para reassumir o sexto lugar com a atualização feita nesta terça-feira. A nova melhora do tenista só foi possível graças ao seu desempenho no ATP Finals, torneio que reuniu os oito melhores jogadores da temporada.
Semifinalista, Federer venceu duas partidas e conseguiu os pontos necessários para ultrapassá-lo. Enquanto isso, Berdych terminou a competição com apenas uma vitória. A alteração de posições entre os dois tenistas foi a única até a 43ª colocação ranking.
Campeão do ATP Finals, Novak Djokovic não conseguir reassumir a primeira colocação da tabela, mas diminuiu a diferença para Rafael Nadal, que terminou com o vice-campeonato. Antes, o espanhol tinha 1.420 pontos de vantagem sobre o sérvio. Atualmente, ele está à frente por 920 pontos.
Enquanto a diferença entre os dois melhores tenistas da atualidade diminuiu. A distância entre o número 2 e o número 3 do mundo continua bem grande. Djokovic ocupa o segundo posto com 12.110 pontos, enquanto David Ferrer é o terceiro, com 5.800, apenas dez a mais do que Andy Murray, que é o quarto.