Menu
Mais Esportes

As 7 maiores rivalidades do futebol brasileiro

Jornal de Brasília

01/04/2024 0h01

Imagem: reprodução

O “clássico” é mais do que um mero confronto entre equipes; são verdadeiras manifestações culturais que refletem a paixão, a história e a identidade dos times envolvidos. E entre as maiores rivalidades do futebol brasileiro, isso não é diferente. 

Estes embates são eventos que param cidades, dividem famílias, movimentam apostas online e escrevem capítulos memoráveis na história do esporte. 

Por meio desses confrontos, o futebol brasileiro continua escrevendo sua rica história, repleta de drama, alegria, tristeza e, acima de tudo, de paixão pelo jogo.

Neste texto, mergulharemos em algumas das rivalidades que existem pelo Brasil, explorando suas origens, momentos emblemáticos e o que elas representam para os torcedores.

Grêmio x Internacional

Duas torcidas que não vestem a cor um do outro, que dividem uma das maiores capitais do Brasil e que sempre promovem espetáculos e jogos acirrados. Este é o clima do Gre-Nal, a maior rivalidade de Porto Alegre e, para muitos, a maior do Brasil.

Apesar de ter vencido o primeiro Gre-Nal da história por 10 a 0, hoje o Grêmio tem desvantagem nas estatísticas do confronto. 

O Gre-Nal 441, disputado em fevereiro pelo Gaúchão, aumentou a vantagem do Inter no clássico: são 162 vitórias coloradas, 141 gremistas e 138 empates.

Além de decisões de Campeonato Gaúcho e partidas acirradas no Brasileirão, Grêmio e Internacional caíram no mesmo grupo da Libertadores em 2020. O Gre-Nal 424, realizado em fevereiro, foi, inclusive, o último grande jogo com torcida no Brasil antes da paralisação por conta da pandemia de Covid-19.

Palmeiras x Corinthians

Conhecido como “dérbi paulista”, Palmeiras, de origem italiana, e Corinthians, de origem operária, protagonizam uma das rivalidades mais quentes do Brasil e do mundo. 

A imprevisibilidade desse confronto mexe com o coração não só de palmeirenses e corintianos, mas de todos os amantes do futebol e de quem faz aposta de futebol na Betfair.

Outra característica desse confronto é a decisão. Palmeiras e Corinthians, já se enfrentaram em finais de Paulistão, Campeonato Brasileiro e Copa Rio-São Paulo e até em semifinal da Libertadores.

Atualmente, a gangorra pende para o lado alviverde. São 134 vitórias para o Palmeiras, 129 para os alvinegros e 116 empates.

Flamengo x Vasco

Apesar de nacionalmente o Fla-Flu ser mais conhecido, é a rivalidade entre Flamengo e Vasco que deixa os ânimos aflorados no Rio de Janeiro.

O “clássico dos milhões” não leva esse nome por acaso: trata-se de duas gigantes torcidas, que transcenderam as divisas fluminenses. 

Em campo, a vantagem no retrospecto é rubro-negra, com 163 vitórias. O Vasco venceu 139 vezes e o confronto conta também com 119 empates.

Atlético-MG x Cruzeiro

O Clássico Mineiro não poderia ficar de fora dessa lista, principalmente pelo ótimo desempenho dos dois times na década passada, que chegou a render a Belo Horizonte o apelido de “capital do futebol”.

Enquanto o Atlético-MG conquistava a Libertadores em 2013, o Cruzeiro era bicampeão brasileiro em 2013 e 2014. O ápice desse duelo de forças deu-se justamente em 2014, quando ambos se enfrentaram na decisão da Copa do Brasil, com vitória atleticana.

Ao todo, são 210 vitórias para o Galo e 173 para a Raposa, além de 138 empates.

Bahia x Vitória

Maior clássico de Salvador, o Ba-Vi é marcado pelas provocações. O torcedor do Bahia se recusa a falar o nome do rival, a ponto de os jogos vencidos do Tricolor de Aço serem chamados de “triunfos”. 

Já o Leão apelidou recentemente o rival de “City da Shopee”, por conta da parceria do clube com a empresa dona do Manchester City.

Em campo, a vantagem é tricolor: são 192 vitórias contra 152 do Vitória, além de 150 empates. Eles se enfrentaram na final do Campeonato Baiano 28 vezes, com 14 conquistas para cada lado. Na Copa do Nordeste, são três decisões, sendo duas vencidas pelo Leão.

Atlhetico-PR x Coritiba

O Atletiba completa 100 anos de história neste 2024, sendo o maior clássico do Paraná. Como é tradição na história das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o aspecto social também está presente aqui.

Enquanto o Coritiba foi formado pelos imigrantes alemães do Paraná, o Athletico descende da elite da cidade.

Ao todo são 357 partidas entre os dois, sendo 137 vitórias para o Coxa, 115 para o Furacão e 105 empates. 

Guarani x Ponte Preta

Possivelmente o maior clássico fora das capitais brasileiras, o “Dérbi Campineiro” já conta com uma história centenária. 

Fundada em 1900, a Ponte Preta é um dos clubes de futebol mais antigos do Brasil, enquanto o Guarani data de 1911. Seus estádios, o Moisés Lucarelli e o Brinco de Ouro de Princesa, ficam em Campinas, a apenas 800 metros de distância um do outro.

Este duelo, que é uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, é marcado pelo equilíbrio, sendo 70 vitórias para o Guarani, 67 vitórias para a Ponte e 68 empates.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado