Menu
Maiores do DF

Fecomércio-DF dá suporte ao crescimento da capital

Arquivo Geral

29/09/2015 16h28

A capital do Brasil tem o comércio de bens como vocação econômica. No que se refere à geração de postos de trabalho, o principal empregador de Brasília é o setor de serviços. E a cidade também se sobressai no turismo, sobretudo ao ter uma arquitetura moderna, que  possui referência internacional.

Juntos, esses setores formam o propulsor da economia brasiliense e os empresários encontram na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal um grande suporte. Criada há mais de 40 anos, a Fecomércio-DF defende os interesses dos setores que geram o desenvolvimento econômico e social da cidade. Em 2015, essa motivação está ainda mais forte, para manter vivo o sonho de Dom Bosco, a visão de Juscelino Kubitschek e a garra de todos os idealizadores da capital da esperança. Os setores representados pela Federação respondem por mais de um milhão de empregos e quase 93% do PIB privado do Distrito Federal.

“Brasília nasceu para ser grande. Trabalhamos cada vez mais para valorizar os empresários do comércio e o empreendedorismo da cidade. As empresas instaladas no DF têm gerado muita arrecadação para o Estado por meio dos impostos. Esses tributos, quando bem aplicados pelo governo, se traduzem em benefícios para todos. Esse é o combustível que mantém a chama da esperança acesa”, destaca o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

E ST RU T U RA

A Fecomércio congrega 25 sindicatos filiados e dois associados, que representam 95 mil empresas em sua totalidade. A Federação do Comércio também administra no DF três instituições que lutam pela cidadania e fazem parte da história da cidade: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Fecomércio. Esses são os braços sociais da Federação, que trabalham para difundir educação, lazer, saúde, esporte, capacitação, pesquisas e inserção social. O Senac surgiu no DF em 1967 para oferecer cursos de formação inicial e continuada. Em 2005, em parceria com o Departamento Nacional da instituição, começou a realizar cursos de pós-graduação à distância, credenciados com nota máxima pelo MEC. Hoje, a entidademantém sete unidades espalhadas pelo DF, o que evidencia, basicamente, um compromisso com a educação profissional.

O Sesc se tornou uma referência no Brasil em programas de combate à fome, de incentivo à cultura, de atenção a pessoas na terceira idade, de inclusão digital e de educação e saúde. No DF, são 11 unidades do Sesc que buscam atender o maior número de pessoas possíveis. Essas entidades formam o Sistema Fecomércio-DF, uma organização do tamanho do Distrito Federal e compromissada com Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado