Menu
Santas Insanas

Santas Insanas #007 – Relação dos filhos com os pais

Já parou pra pensar quais influências marcantes dos seus pais você carrega nas suas condutas ainda hoje?

Redação Jornal de Brasília

16/09/2021 20h00

Os pais emprestam aos filhos cargas genéticas, emocionais e comportamentais. Quanto aos aprendizados da convivência podemos dizer que, no geral, eles querem acertar e atuam induzidos pelo amor. Pelo menos é no que acreditam. Porém no meio do caminho, com amadurecimento, rotina ou boas sessões de terapia, você pode descobrir que existe uma “manipulaçãozinha” disfarçada, uma chantagem emocional, um apego. Existe também a falta de cuidado, de compromisso, atitudes diversas que deixam feridas emocionais. Muitas são as possibilidades entre pais e filhos e inevitavelmente as marcas ficam. A pergunta é como lidar com essas marcas depois de adultos?

A relação com os pais é o tema do episódio #7 do Podcast Santas Insanas. Esse papo de terapia conduzido com muita descontração pelas Santas Maria Cecília Psiquiatra, Luisa Miranda sexóloga e Neila Medeiros jornalista fisga o emocional e faz refletir.

Existe a hora de cortar o cordão umbilical e do exercício de bom convívio. Quando as relações parecem abaladas pelas manias, culpas ou falta de perdão é preciso ser assertivo. Dosar o emocional e respeitar as individualidades é possível e muito necessário pra que a família permaneça unida, ou que a saúde mental prevaleça, apesar dos pesares e quem sabe, de tanto amor.

Assista o vídeo acima ou escute o podcast abaixo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado