Menu
Conexão JBr

Em entrevista Guil conta a história por trás do novo single Dimensão

Influenciada por vivências pessoais do cantor, o lançamento abre caminho para a divulgação de seu primeiro álbum de estúdio

Henrique Kotnick

10/05/2021 11h30

O cantor e compositor Guil, lançou na última quarta (05),  o clipe da sua nova canção Dimensão. Além das referências melódicas e rítmicas da MPB, a música também recebe a contribuição da voz suave de Sabrina Oliveira. Junto a esta participação, a canção recebe, em seu segundo verso, a adição de beats que simbolizam essa forte união pop-MPB, fórmula de sucesso já comprovada por hits nacionais recentes como “Deixa” (Lagum e Ana Gabriela) e “Devagarinho” (Gilsons e Mariana Volker). O resultado é dançante, leve e funciona, metaforicamente, como um abraço no ouvinte. “Entrego nas mãos de um universo em desconstrução / Me pega pela mão, te dou minha permissão / Me leva com você pra sua dimensão”, diz um dos trechos do lançamento.

Parte disso também se deve à sua letra atemporal e impessoal. A composição, de autoria de Guil, Sabrina e Mateus Melo (da produtora 48K), conta com uma mensagem solar, colorida através de versos que geram fácil identificação com qualquer pessoa. Não se trata de uma relação entre um homem e uma mulher, dois homens ou duas mulheres. O campo em comum é, justamente, o universal tema do amor e a relação romântica entre duas pessoas. Não à toa, uma das maiores inspirações para a música, tanto em termos temáticos quanto termos instrumentais, foi a trilha sonora de “Me Chame Pelo Seu Nome” (2018), filme de grandes proporções comerciais sobre o romance entre dois homens. “Gosto de escrever letras que falem de mim, mas que possam atingir qualquer pessoa. Então, eu nunca jogo gênero nas minhas músicas”, conta Guil.

{“subsource”:”done_button”,”uid”:”512FD769-5978-4E79-BEA5-DA199B37A6B1_1620140086078″,”source”:”other”,”origin”:”gallery”,”source_sid”:”512FD769-5978-4E79-BEA5-DA199B37A6B1_1620140086089″}

A canção veio acompanhada ainda por um belo videoclipe, que conta com direção, edição e roteiro de Átilas e com as participações especiais dos dançarinos Gabi Camisotti e Thadeu Torres. Por meio da dança, a adaptação mostra a história e a ligação forte entre os personagens. Enquanto isso, Guil e Sabrina cantam juntos, com o apoio visual de projeções espaciais, sem filtros pesados, de forma a tornar o material ainda mais palatável. No vídeo, como um bom easter egg, Guil ainda traz o seu já característico colar de pérolas, sempre usado por ele ao divulgar sua imagem.

“Dimensão”, após as já lançadas “Teu” e “Legendado”, é a terceira canção independente do músico, que já integrou o catálogo de uma gravadora grande. É uma novidade especial, já que é a primeira prévia de Ikarus, disco de estreia de Guil a ser lançado no final de maio. O álbum conterá mais 10 músicas, que tocam em temas como sexualidade e autoconhecimento. “Dimensão”, na verdade, é uma bonus track que anuncia e prepara bem o ouvinte para o lançamento, que conta vivências pessoais de Guil de forma narrativa. “Toda a ideia do álbum foi concebida a partir da história da minha vida, dos momentos mais sozinhos e difíceis até o relacionamento que eu tenho hoje. O álbum vai crescendo em si de uma forma feliz”, adianta o cantor.

SOBRE GUIL

Nascido em Brasília (DF), Guil tem uma boa vivência territorial. Ainda bebê, foi morar em Natal (RN). Depois, foi para Recife (PE), onde ficou até os 23 anos, quando se mudou para São Paulo (SP) para se dedicar à carreira musical, abrindo mão de seu cargo C-Level em uma empresa multinacional. Além disso, já estudou na Nova Zelândia e na Alemanha. Essa mistura lhe deu uma rica base cultural, que se reflete muito em sua sonoridade. Apesar de não ser de uma família de músicos, Guil é compositor desde os 13 anos de idade, quando começou a tocar violão, já tendo ideias em inglês para músicas autorais. No entanto, com o tempo, foi passando a se interessar mais e mais pela música nacional. Não tardou muito para fazer seu primeiro show, aos 19 anos, cantando com uma banda na festa de 15 anos de sua irmã. O gosto pela coisa, com o passar do tempo, foi crescendo cada vez mais e esse interesse deu origem não apenas à sua carreira solo, mas também ao seu projeto paralelo ALTEREGO, com base no rock inglês.

Guil sempre se assumiu como compositor, refletindo profissionalmente um traço forte de sua personalidade, que é o de colocar sua perspectiva em tudo que faz. Após lançar alguns singles dentro do time de uma grande gravadora até o fim de 2020, ele focou mais em sua carreira independente e passou a pôr em prática o trabalho autorial que sempre quis, com maior autonomia e liberdade. Atualmente, integra o time da produtora 48K junto à colega Sabrina Oliveira e mais nomes incríveis. Neste novo momento de sua carreira, já lançou dois singles e atualmente prepara o lançamento de seu disco de estreia Ikarus.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado