O São Paulo inicia nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Jalisco, sua participação nas semifinais da Copa Libertadores da América. Entrar em campo contra o Chivas é motivo para o técnico Muricy Ramalho apelar a diversos detalhes motivacionais. Primeiro, o Tricolor pode se vingar de um adversário que o venceu por duas vezes na fase de classificação e tirou sua invencibilidade de mais de 18 anos no Morumbi pela competição sul-americana.
Além disso, o Chivas ostenta uma invencibilidade em seu estádio contra adversários estrangeiros. Em suas três participações na Libertadores da América, os mexicanos nunca foram derrotados por um visitante de fora do país. Quem mais chegou perto de vencer no Jalisco foi justamente um brasileiro, o Atlético-PR, que ano passado saiu do México com um empate, suficiente para sua classificação à final.
No entanto, em primeiro lugar, Muricy Ramalho pede para que o São Paulo mantenha sua forma de jogar, sem se preocupar tanto com o rival. O grande objetivo da equipe paulista é marcar gols na casa do adversário para evitar o sufoco na fase anterior, quando eliminou os argentinos do Estudiantes somente nos pênaltis.
“Queremos jogar futebol. Sabemos que os mexicanos também provocam, usam a catimba dentro de campo. Mas nossos jogadores precisam ser inteligentes e devem se lembrar que existe um segundo jogo na próxima semana, no Morumbi. A Libertadores se ganha desta forma”, explicou o comandante tricolor.
Muricy Ramalho admite que o Chivas está engasgado na garganta dos são-paulinos. Mesmo assim, ele confessa que um clima de revanche pode ser desfavorável ao seu time no equilibrado confronto. “Precisamos ganhar deles, não podemos perder de novo, mas sem falar em guerra. Não vamos entrar em campo com um espírito de vingança”, afirmou.
Através do discurso dos atletas, é possível perceber que o elenco do Tricolor se mostra bastante concentrado para enfrentar o Chivas. “Agora vai ser diferente. Temos que matar para não morrer. Então vamos ao México para matar”, explicou o atacante Leandro.
Sobre a escalação, o São Paulo ainda espera a definição de um imbróglio na Justiça sobre o zagueiro André Dias. Caso o São Paulo consiga recuperar os direitos do atleta, Muricy Ramalho vai contar com força total, com um ataque formado novamente por Leandro e Ricardo Oliveira. No entanto, Edcarlos está de sobreaviso para entrar na zaga ao lado de Fabão e Lugano.
No Chivas, um desfalque na defesa já é certo. Expulso na vitória contra o Vélez Sarsfield, na Argentina, Diego Martinez terá que cumprir suspensão automática. Em seu lugar, o técnico José Manuel de la Torre deve confirmar a entrada de Omar Esparza.
Independente disso, o treinador da equipe mexicana confia no retrospecto e no sucesso dos jogos da primeira fase diante do Tricolor. “Temos um conhecimento claro do nosso rival e a certeza de que podemos passar por cima deles pois já ganhamos duas vezes na primeira fase”, lembrou José Manuel de la Torre.
Já o meio-campista Ramón Morales adota um discurso mais respeitoso em relação ao atual campeão da Libertadores. “Será um rival muito complicado. Eles possuem técnica individual, são os atuais campeões. Mas temos confiança de que podemos passar à fase seguinte”, disse.