Menu
Entretenimento

Quarentena de olho no céu: abril tem superlua, conjunção de planetas e chuva de meteoros

Ainda em abril, acontece uma das 10 chuvas de meteoros mais intensas do ano: as Lyrids, ou Líridas, originada dos restos do cometa Tacher

Redação Jornal de Brasília

07/04/2020 12h31

Neste período de quarentena para reduzir a disseminação do novo coronavírus, o céu é um atrativo natural e fascinante para as noites. O mês de abril é um bom estímulo para criar o hábito de olhar pela janela de casa e observar os astros.

Na noite do dia 7 de abril, terça-feira, a Lua cheia estará maior e mais brilhante. É que nessa noite, a Lua também estará muito próxima do perigeu, ponto de sua órbita mais perto da Terra. A Lua desta noite é um ótima atração para este período em casa: estará aparentemente maior e mais brilhante durante toda a noite e poderá ser vista em todo o Brasil, bastando apenas que o tempo esteja bom. Nesta noite, ela estará a uma distância de 356.908 km da Terra.

Como será Lua Cheia, poderá ser vista a leste logo após o pôr do Sol. No Rio de Janeiro, nessa noite, o Sol vai se pôr às 17h45 (hora de Brasília) e a Lua vai nascer às 17h47 (hora de Brasília). No Anuário do Observatório Nacional, é possível ver os horários para outras capitais do Brasil.

A denominação “superlua” é usada quando a Lua nova ou a Lua cheia ocorrem no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. Na Lua cheia e na Lua nova, o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Quando é Lua cheia, a Terra está no centro e quando é Lua nova, a Lua é que está no centro do alinhamento.

“A superlua com Lua Cheia não é rara, ocorre de uma a seis vezes em cada ano. Esta já é a terceira deste ano. Algumas ocorrem com a distância Terra-Lua menor do que as outras e nesses casos a Lua fica visivelmente mais brilhante e com disco aparente maior”, explica a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

No dia 10 de abril, sexta-feira, o Telescópio Espacial Hubble fará sua passagem mais brilhante deste mês pelo céu do Rio de Janeiro e poderá visto a olho nu, bem rapidamente, próximo a Júpiter, entre 5h18 e 5h25. Quem se animar a acordar cedo poderá ver um ponto luminoso cruzando o céu.

Passagem do Telescópio Espacial Hubble pelo céu do Rio de Janeiro. A imagem também mostra a proximidade visível dos planetas Marte, Saturno e Júpiter. Crédito: Heavens-Above.com

As madrugadas de 14 a 18 de abril serão especiais. Marte, Saturno e Júpiter, que estão sendo vistos a leste aparentemente próximos, nessa ordem, a partir do horizonte, terão a Lua minguante coroando a já tão bela configuração. Essas conjunções serão vistas em todo Brasil a partir de 1h da manhã. Em todos os dias será possível ver as configurações completas antes do Sol nascer. No dia 14, Júpiter estará em conjunção com a Lua, no dia 15 será Saturno e no dia 16, Marte. A observação deste “grande encontro” fica melhor com o uso de binóculos ou um telescópio, que permite ver as crateras da Lua e até os anéis de Saturno.

Ainda em abril, acontece uma das 10 chuvas de meteoros mais intensas do ano: as Lyrids, ou Líridas, originada dos restos do cometa Tacher. O fluxo de entrada na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora. Entre o dia 16 e 26 de abril, um bom número de “estrelas cadentes” será visível no céu, durante a madrugada, especialmente nas regiões Nordeste e Norte. Seu pico será na madrugada do dia 22 de abril, a partir de 1h30 (horário de Brasília), informa o astrônomo Marcelo De Cicco, doutorando no Observatório Nacional, coordenador do projeto Exoss. Se você estiver num local com pouca luminosidade e um bom horizonte, tem grandes chances de observar muitas “estrelas cadentes” riscando o céu.

Encerrando o mês, no dia 26, no começo da noite, olhando para a linha do horizonte a oeste, onde o Sol se põe, haverá um belo triângulo celeste, formado por Vênus, Lua e a estrela Aldebaran, a estrela mais brilhante da constelação de Touro. Nesse dia, Vênus e Aldebaran estarão em conjunção com a Lua. A conjunção de Vênus com Aldebaran será no dia 15.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado