Menu
Entretenimento

Oficina de projeto premiado pela ONU é oferecida ao público neste sábado (19)

On-line, gratuita e com plena acessibilidade. As inscrições encerram hoje (18)

Redação Jornal de Brasília

18/06/2021 12h57

Amanhã (19), a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão irá realizar a “Oficina de Teatro Acessível” no formato on-line, com plena acessibilidade e o melhor: é gratuita e aberta ao público! Ministrada por atores e atrizes do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, criado em 2003 pela atriz Tatá Werneck, e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil, a Oficina será oferecida em dois horários, às 10h e às 14h.

As duas atividades estão dentro da programação oficial da Semana de Ação Mundial 2021, organizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede da qual a Escola de Gente faz parte desde 2007.

A metodologia da Oficina foi criada pela Escola de Gente para promover um movimento que garanta acesso e acessibilidade na cultura, além de criar um espaço de diálogo permanente para que a difusão da arte se dê com igualdade de oportunidades para pessoas com e sem deficiência. Em 2015, o grupo foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Com duração de 2 horas e 30 minutos, a atividade conta com plena acessibilidade: Libras, audiodescrição, legenda e linguagem simples. Ou seja, garante a participação de todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência.

Com a pandemia, a Escola de Gente passou a oferecer suas atividades no formato on-line. Foi fácil? Claro que não. Mas o desafio é sempre o nosso combustível para garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência na vida cultural.

Para a idealizadora e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, os valores da arte inclusiva são indispensáveis para o processo democrático e a garantia dos direitos humanos, mas de todos os seres humanos. “Para isso, é urgente sensibilizar a sociedade para que incorporem práticas de acessibilidade na comunicação, já garantidas pela legislação, também na área cultural”, afirma.

A Oficina de Teatro Acessível integra o projeto da 3ª Mostra de Teatro Acessível, realizado pela Escola de Gente, com patrocínio do Itaú, Light, MRS, Technip FMC, White Martins e Wilson Sons e apoio da Ashoka, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Movimento Arredondar e Burger King.

A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

A ONG Escola de Gente já sensibilizou mais de 800 mil pessoas de 200 municípios de 22 estados do Brasil, além do Distrito Federal, e em 18 países das Américas, África, Europa e Oceania. No grupo de sinalizados estão ainda os/as parceiros/as da sociedade civil, governos, Ministério Público da União, conselhos de direitos, cooperação internacional e empresas. Por sua atuação, a ONG recebeu mais de 60 prêmios regionais, nacionais e internacionais, dentre eles dois da Presidência da República: o “Prêmio Direitos Humanos 2011” na categoria “Direitos de Pessoas com Deficiência”, a mais alta condecoração do Estado brasileiro na área dos Direitos Humanos; e a Ordem de Mérito Cultural 2014, por sua contribuição ao país na categoria “Artes Integradas”. A Escola de Gente trabalha para que as políticas públicas se tornem inclusivas, ou seja, que garantam direitos humanos também para quem tem deficiência e vive na pobreza, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade

A Escola de Gente acredita na força criativa da juventude como aceleradora de mudanças. Por isso investe, desde 2003, no grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto de arte e transformação social criado no ano de 2003 por iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou outros alunos/as de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Rio (UniRio) para colocar o teatro, especialmente o humor, a serviço de temas como inclusão, diversidade e direitos. De forma lúdica e provocativa, já sensibilizou e mobilizou mais de 65 mil pessoas em 19 estados de todas as regiões do país por uma sociedade inclusiva.

Serviço
Oficina de Teatro Acessível
Data de realização: 19 de junho (sábado), em dois horários – às 10h e às 14h
Inscrições: até sexta (18) pelo link https://bit.ly/35dZJle

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado