Menu
Entretenimento

O que fazer em Monte Verde, no interior de MG

Jornal de Brasília

22/06/2021 14h33

Se você gosta de um friozinho e está buscando um destino romântico para curtir a dois, ou mesmo com toda a família, o pequeno distrito de Monte Verde é uma excelente opção. Está localizado no município de Camanducaia, no sul do Estado de Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, estando a apenas 163 km de distância da capital paulista.

Rodeado de montanhas e área verde bastante preservado, está a mais de 1500 metros de altitude e a temperatura média pode ficar abaixo dos 10°C nos meses do inverno, sendo que a mínima já registrada foi -14°C.

As melhores pousadas de Monte Verde estão preparadas para esse clima, oferecendo lareira, sauna e banheira de hidromassagem para curtir o frio. Além disso, o destino também está preparado com toda a infraestrutura necessária para receber os turistas, com comércio agitado, ótimas opções de passeios e restaurantes especializados na culinária mineira.

O destino também agrada em outras épocas do ano, até mesmo no verão, pois a região tem diversas trilhas em meio à natureza, indicadas até mesmo para caminhadas com as crianças.

Para te ajudar a planejar o roteiro, leia o artigo até o final e descubra tudo sobre o que tem para fazer em Monte Verde, com dicas sobre como chegar, onde comer e quais passeios fazer.

Como chegar em Monte Verde

Monte Verde recebe principalmente paulistas, mineiros e cariocas, que fazem uma viagem de carro para aproveitar o final de semana nas montanhas. Porém, cada vez mais turistas de todo o Brasil estão vindo para cá.

Os aeroportos mais próximos são os de Guarulhos (GRU) e Congonhas (CGH) em São Paulo, além de aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas, que também é boa opção.

Você pode alugar um carro, ou ir até o Terminal Rodoviário Tietê, de onde saem ônibus direto para Monte Verde.

Chegando em Monte Verde, se deslocar de carro será bem mais fácil se você se hospedar um pouco mais afastado da Avenida Monte Verde, no centro da cidade, onde está concentrado todo o agito e você poderá fazer tudo a pé.

O que comer e dicas de restaurantes

Massas, frutos do mar, comida mineira e, claro, fondue. São tantas opções de restaurantes, bares e cafés, que será impossível conhecer todos e você terá que se contentar em explorar a culinária típica de apenas alguns. Mesmo assim, será uma experiência gastronômica de dar inveja ao mais famoso dos chefs.

Se você estiver procurando onde comer fondue em Monte Verde, os lugares mais procurados são o Mont Vert – A Casa do Fondue, que tem como carro chefe o prato ideal para noites geladas e jantares a dois. Já no Garagem Vemaguet o cardápio é mais variado, mas o fondue também está entre os pratos principais.

Para provar receitas típicas da culinária mineira, como leitão à pururuca, filet à parmegiana e truta com siri gratinada, a dica é o restaurante Villa Amarela, que funciona desde 2010 e certamente está na lista dos principais restaurantes de Monte Verde.

O Villa Donna Bistrô e o lugar ideal se você quiser saborear uma boa massa, com tudo fresquinho e ambiente bem aconchegante. Entre os pratos mais pedidos estão as polentas e os risotos.

E por último, que tal conhecer um restaurante especializado em frutos do mar? O restaurante Paulo das Trutas é o lugar ideal para provar pratos que têm a truta com ingrediente principal, peixe que é utilizado em receitas famosas ao redor do mundo.

Dicas de passeios em Monte Verde

Curtir a pousada, o clima frio e um jantar romântico já seria suficiente para a viagem valer a pena, mas há muitos lugares para conhecer em Monte Verde e você precisa se planejar bem para não deixar as principais atrações de fora do roteiro.

Você encontrará muita natureza e belíssimas paisagens, passeios ao ar livre e opções para praticar esportes de aventura, assim como atividades ideais para pessoas mais tranquilas.

Para começar, não deixe de visitar o Parque Verner Grinberg para curtir as vistas mais incríveis de Monte Verde. Você poderá fazer trilhas até o topo da Serra da Mantiqueira, que possui os picos mais altos da região. As trilhas são bem sinalizadas e, por isso, você não precisará contratar um guia caso tenha experiência com esse tipo de passeio.

Você terá a chance de ver lugares como o Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e o Pico do Selado. Lá de cima, se o tempo estiver aberto, você terá a chance de avistar não somente Monte Verde, mas também Campos do Jordão.

Outro lugar famoso para visitar em Monte Verde, é o Orquidário MV, onde será possível conhecer mais de 1500 espécies de orquídeas, além de bromélias, cactos, suculentas e uma grande variedade de plantas exóticas, até mesmo plantas carnívoras.

Já para que busca aventura, Monte verde proporciona atividades para quem é viciado em adrenalina. É possível alugar um jipe 4x4 para fazer trilhas na lama, se jogar numa tirolesa ou mesmo fazer um rolê de mountain bike.

Outra opção para os aventureiros, é fazer um voo panorâmico em um avião monomotor que sai do Aeroporto de Monte. É possível fazer um passeio mais rápido de 15 minutos para sobrevoar a vila, ou mesmo de 1 hora com destino a Campos do Jordão, que passa pela famosa Pedra do Baú.

E por último, mas não menos importante, não deixe de provar produtos regionais como cervejas, cachaças e licores.

A Arsenal da Cerveja, é uma loja que oferece mais de 200 rótulos, inclusive de produtores locais. Já na Cachaçaria das Gerais, você terá a chance de provar as melhores cachaças e licores de Minas Gerais. Não deixe também de visitar a Cervejaria Fritz, para conhecer todo o processo de fabricação das cervejas.

E aí, ficou com vontade de visitar esse famoso destino na divisa entre São Paulo e Minas Gerais? Então comece a se organizar, marque a data da viagem e escolha entre os melhores hotéis em Monte Verde MG para que sua visita seja inesquecível.

Na volta, não deixe de contar como foi sua experiência!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado