Menu
Música

A celebração do blues

Blues Celebration”, espetáculo da “House Band”, terá concerto gratuito, em única apresentação, nesta sexta (15/3), na CTJ Hall, às 20h.

Redação Jornal de Brasília

15/03/2024 14h42

Foto: Antônio Augusto, guitarrista, House Band. Crédito: Divulgação

Foto: Antônio Augusto, guitarrista, House Band. Crédito: Divulgação

Um dos mais sofisticados gêneros musicais de todos os tempos, o blues estará de volta ao palco do CTJ Hall, nesta sexta-feira (15/3), em um concerto gratuito, em única apresentação, de “Blues Celebration”, espetáculo da “House Band”, formada por um grupo de músicos reconhecidos no Brasil e no exterior, como Antonio Augusto (dobro, violões, guitarras solo/base e vocal), Erik Von Behr (guitarra slide e vocal) e Oswaldo Amorim (contrabaixos acústico e elétrico), entre outros. A apresentação começa, pontualmente, às 20 horas, e será transmitida ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube. Quem quiser assistir ao vivo não precisa retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer ao CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson, que fica na 706/906 Sul.

“O público pode esperar um show em celebração ao blues, com músicos consagrados, tanto do jazz quanto do blues. É uma apresentação dinâmica na qual a gente procura fazer toda a trajetória do gênero. É um espetáculo que vai resumir a força e a importância desta música, acrescentando uma brasilidade, por meio da percussão em algumas melodias”, diz Antonio Augusto.

O show pretende apresentar uma visão resumida do vasto espectro musical e sonoro do blues, a partir da seleção de canções, desde sua interpretação de forma acústica e rural em seu berço, no Mississippi, até sua eletrificação em meados do século XX, com a migração dos negros para a região norte e urbanizada durante a industrialização norte-americana, passando por Memphis, no Tennesse até chegar a Chicago, Illinois.

Do ponto de vista da sonoridade, o início dessa trajetória é composta de alguns clássicos de Muddy Waters e Willie Dixon, tocados com violões metálicos (dobro ou national steel), com slides (cilindros metálicos ou de vidro) e com o apoio de harmônica de boca nas bases e solos. A apresentação prossegue com a introdução de violões de cordas de aço e de nylon, com o suporte do contrabaixo acústico, piano, da percussão e bateria, na interpretação de canções que se tornaram célebres nas interpretações de Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton, dentre outros.

O blues é um gênero e forma musical originado no início do Século XX e proveniente das canções de trabalho dos escravizados africanos que trabalhavam nos campos de algodão no sul dos EUA e se tornou fortemente influente nos estilos musicais que o sucederam, especialmente na música e cultura norte-americanas, como no jazz, blues, rock n´roll, soul e no funk, mas, também, na música internacional produzida a partir de então.

A sonoridade das músicas ganha novas dimensões e texturas com a introdução da guitarra elétrica e a gaita de boca, levemente distorcidas, o contrabaixo, piano elétrico, e o órgão Hammond, na interpretação de verdadeiras obras primas de compositores como T. Bone Walker, algumas delas imortalizadas nos estúdios da Chess Records, em Chicago, de autoria e interpretadas por Etta James e Buddy Guy.

Foto: Antônio Augusto, guitarrista, House Band. Crédito: Divulgação
Foto: Antônio Augusto, guitarrista, House Band. Crédito: Divulgação

“A inspiração para este projeto veio, principalmente, da minha paixão pelo blues, iniciada na adolescência, durante os anos 60 no Rio de Janeiro, quando ouvi pela primeira vez os Rolling Stones e Eric Clapton e decidi tocar violão e guitarra elétrica”, recorda-se Antonio Augusto. “As bandas que formei desde então no Rio e Brasília, os discos que comprei e os shows e festivais que assisti, com destaque para o Crossroads Guitar Festival em setembro de 2023, despertaram em mim o desejo de homenagear o blues e alguns de seus principais compositores e intérpretes, em uma abordagem diferenciada. A ideia de reunir alguns dos melhores músicos, musicistas, amigas e amigos da cena musical brasiliense, confere a esta celebração uma grande oportunidade de diversificar, com qualidade, a interpretação desse mundialmente consagrado gênero musical”, explica.

O repertório, segundo ele, se destaca pela incorporação de elementos e células afro-latinas e afro-brasileiras, em releituras diversificadas de temas clássicos das bandas Santana e Rolling Stones, que pretendem ilustrar a abrangência do Blues para outros universos rítmicos.

Os músicos

Antonio Augusto (dobro, violões, guitarras solo/base e vocal), Erik Von Behr (guitarra slide e vocal), Oswaldo Amorim (contrabaixos acústico e elétrico), Pedrinho Augusto (percussão e bateria), Romélio Lustoza (piano e teclados) e Victor Abreu (vocal, dobro, violões, guitarras solo/base). Especificamente para esta apresentação, a House Band terá como convidados especiais Haroldinho Mattos (guitarra solo), Luiz Rabelo (vocal), Lúcio Valente (saxofone), Mariana Coelho (vocal), Pablo Fagundes (harmônica de boca) Rogério Silva (bateria) e Thaise Mandalla (vocal).

Blues Celebration
Nesta sexta (15/3), na CTJ Hall (Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul), às 20h. Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado