Menu
Literatura

Livro lançado nesta quinta (7) revela legado da Pedra Fundamental de Planaltina

“A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental” será lançado amanhã (7), na CLDF

Redação Jornal de Brasília

06/12/2023 10h08

Pedra Fundamental, em Planaltina. Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (7), em uma cerimônia na Câmara dos Deputados do Distrito Federal (CLDF), será lançado o livro “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental”, que mergulha nas raízes históricas e culturais da região, celebrando o centenário da Pedra Fundamental. Este lançamento não apenas destaca o esforço colaborativo de 20 entidades e instituições educacionais, mas também revela uma mensagem enterrada para o futuro, marcando um compromisso com as próximas gerações.

Em 2013, nasceu o Ecomuseu Pedra Fundamental, uma iniciativa que reuniu professores da UnB, da Secretaria de Educação e cerca de 20 entidades parceiras. O Ecomuseu tem como missão preservar o patrimônio e o território cultural de Planaltina, destacando a importância da Pedra Fundamental. Com três pilares fundamentais – o monumento tombado, o meio ambiente e a cultura – o Ecomuseu representa uma união única entre educação e preservação.

Em setembro de 2022, no centenário da Pedra Fundamental, alunos de duas escolas, Escola Classe Pedra Fundamental e Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, enterraram mensagens para o futuro, inaugurando uma cápsula do tempo. O livro “Ecos do Centenário” não apenas documenta esse momento especial, mas também destaca as atividades astronômicas, exposições culturais e o concurso de redação envolvendo várias escolas.

O lançamento do livro “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental” celebra a história, a cultura da região, e também revela o compromisso educacional com o futuro. A cápsula do tempo, enterrada em setembro de 2022, representa uma promessa guardada para as próximas gerações, enquanto o livro documenta não apenas as atividades realizadas, mas também a riqueza do patrimônio cultural e ambiental da região.

Sobre o Projeto Voando Alto 3.0

A impressão do livro é apoiada pelo Projeto Voando Alto 3.0, que tem como objetivo central promover o artesanato e a iconografia planaltinense.

Serviço
Lançamento do livro A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental
Quinta-feira, 7 de dezembro
A partir das 14h30
Na Sala de Comissões Juarezão e Itamar Pinheiro de Lima da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado