Menu
Literatura

Jornalista José Carlos Barroso apresenta obra poética

Redação Jornal de Brasília

23/02/2021 12h14

O jornalista José Carlos Camapum Barroso acaba de lançar o livro Vasto Mundo. Em 100 páginas e 43 poemas, o escritor aborda temáticas diversas com extrema sensibilidade. “Trato de forma geral das questões da nossa existência nesse mundo tão vasto, com diria Drummond, mas que, ao mesmo tempo, é tão pequeno por estamos próximos de todos que habitam esse planeta, pois enfrentamos dramas e angústias semelhantes. Tragédias, como a do Realengo, no Rio de Janeiro e da boate Kiss, em Santa Maria (RS) emocionaram milhões de pessoas em diversos países; o drama dos refugiados e do pequeno Amal, encontrado morto em uma praia, cena registrada numa fotográfica que emocionou o mundo. Além disso, nossa ligação com Portugal, que ajudou a desvendar o planeta Terra com as suas navegações”, adianta José Carlos sobre os temas de alguns poemas.

O lirismo de José Carlos já era conhecido e admirado entre familiares, amigos e colegas de profissão. “Gosto de escrever, e faço isso diariamente, sejam textos de poesia, jornalísticos, crônicas ou artigos. A palavra, construção de frases, versos e letras de músicas sempre me encantaram, desde garoto”. Em tempos digitais, para dar vazão à sua produção literária e também catalogá-la, criou, em 2011, o ZecaBlog. “De lá pra cá, muitas poesias surgiram e várias delas foram publicadas no blog. Tiveram boa recepção e começaram as sugestões: ‘ah, por que você não escreve um livro de poesias?’. Essa ideia foi amadurecendo até desaguar nesse Vasto Mundo.”

No prefácio do livro, Itaney Campos, escritor e membro da Academia Goiaba de Letras descreve: “O poeta sofre. Mas, resiste. Refugia-se na música, na poesia, na crônica, testemunhando a realidade macabra e acenando para um futuro risonho, no qual a arte terá cada vez mais espaço e soberania, contribuindo para um mundo mais humanizado, em que a solidariedade seja a tônica do convívio social. Faz ressurgir referências musicais e poéticas, revalorizando o que o país tem de melhor, na sua alma criativa: seu humor irrefreável, sua capacidade de dar a volta por cima e cultivar a alegria”.

Goiano de Uruaçu, radicado em Brasília desde janeiro de 1973, casado e pai de dois filhos, José Carlos também é reconhecido por sua paixão musical. Seu conhecimento, inclusive, rendeu-lhe convite para compor o júri do Prêmio Profissionais da Música. Recentemente, tornou-se avô de duas crianças, o que certamente lhe renderá ainda mais inspiração para novos livros. A obra é dedicado à mãe Iracema; à companheira Stela Márcia; aos filhos, Ramiro e Jordano; e aos netos, Juliano e Martina.

Formado pela UnB (Universidade de Brasília), José Carlos, ao longo de 40 anos de profissão, trabalhou nas redações de publicações como Diário de Brasília, Jornal de Brasília, Última Hora e Correio Braziliense e migrou para a assessoria de comunicação—seu ramo de atividade atual–, chegando a atuar em grandes campanhas como as presidenciais de Ulysses Guimarães e Fernando Henrique Cardoso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado