Menu
Literatura

Vai ter final feliz, sim!

O livro Qualquer Clichê de Amor 3 reúne romances de oito autoras de todo o Brasil para uma leitura na qual o amor é exaltado

Olavo David Neto

23/03/2021 12h17

Vai ter final feliz, sim!

Toda frase batida tem uma origem, nada vira comum se não tiver um fundo verossímel. Com essa proposta, o terceiro volume da coletânea Qualquer Clichê de Amor reúne romances de oito autoras de todo o Brasil para uma leitura onde o romance — gênero por vezes rebatido no meio literário — é exaltado. A obra está nas bancas digitais da Amazon desde 23 de fevereiro e disponível gratuitamente para assinantes Kindle Unlimited, ou ao preço de R$ 5,99 para download.

Ao lado de Gabriela Barbosa, Nathália Campos organizou o livro. Em conversa com o Jornal de Brasília, ela afirma que a iniciativa partiu de uma lacuna de romances nacionais em seus hábitos de leitura. “Não estou acostumada a ler livros brasileiros. Eu li uma coletanea de escritores jovens e adultos da Austrália, e pensei ‘ah, e se tivesse algo assim aqui?’”, comenta.

Adepta dos finais felizes, Campos buscou autoras que conversassem com o gênero. “O tema clichê é muito desvalorizado, sendo que basicamente todo tipo de produção é clichê, mas hoje é tido como uma coisa ruim”, lembra. Jornalista, ela entrou novamenta para a faculdade — desta vez, de Letras — para desenvolver a capacidade editorial. E já tem alguns “best-sellers” com base nas polêmicas da sofrida cena política brasileira. Quando a Bienal do Livro no Rio de Janeiro passou a censurar obras com temática LGBTQIA+, o contra-ataque de Nathália Campos veio ao disponibilizar o segundo volume da coletânea Qualquer Clichê de Amor, todo composto por romances e questões de gênero, gratuitamente. Num único dia, mais de dez mil pessoas baixaram o manuscrito.

Participação candanga

Para Qualquer Clichê de Amor 3, Nathália e Gabriela alçaram uma admiradora ao papel de autora. Candanga, a tuiteira Amanda Karolyne cavou uma vaga para escrever no livro pelos comentários a respeito das obras anteriores da coleção. “Eu amei os livros anteriores e fiquei amiga das autoras”, conta a jovem escritora. “Conversava muito com a Nathália, falando que eu queria escrever, porque eu nunca tinha escrito, e ela me chamou para a terceira edição”, lembra.

Amanda assina o capítulo Apenas Uma Noite, conto no qual dois jovens se submetem a um encontro às cegas numa festa à fantasia. Inspirada em contos de fadas, a história é uma “releitura da releitura” que mescla um sonho da autora com a série norte-americana Gilmore Girls e a paixão por Enrolados, filme da Disney que conta a consagrada história de Rapunzel.

“Eu tinha sonhado que estava num leilão, só para ter algum encontro [como num episódio da produção seriada]. Então eu tentei transformar em um conto de fadas, mas eu não conseguiria fazer com um cenário de leilão, então trouxe para um baile, e aí veio a homenagem a Enrolados”, lembra.

Um sopro nos ombros

A entrada no ramo literário é muito complicada. Desde a autocensura do conteúdo escrito à falta de oportunidade num país que pouco lê — segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, até 2019 30% nunca havia comprado um livro, e a população lia menos de cinco livros por ano —, as dificuldades da vida de escrita deixam muito candidatos pelo caminho.

Para Nathália, um dos objetivos da iniciativa é superar esses obstáculos. “A gente não fica preocupada com números; o importante é a gente incentivar. Espero que consiga alavancar a carreira delas”, torce a organizadora. Amanda almeja o mesmo. “Gostei muito de ter sido chamada para esse projeto. A Gabriela e a Natália me incentivaram, me ajudaram muito. Eu gostei de ter terminado”, pontua a escritora debutante. “Esse foi o ganho. Eu espero conseguir fazer outras coisas por mim mesma, escrever um livro com algumas coisas que eu tenho, tentar seguir esse caminho. Quem sabe?”, encerra Amanda.

De uma forma de outra, os clichês da obra se torna sopros nos ombros de novos sonhadores.

SERVIÇO
Qualquer Clichê de Amor 3
Autoras: Amanda Karolyne, Ana Victória Costa, Any Valette, Cecília Almeida, Debora Theobald, Emily Macedo, Laura Couto e Morgana Feijão.
Organização: Nathália Campos e Gabriela Barbosa
E-book disponível na Amazon (R$ 5,99 ou pelo Kindle Unlimited)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado