Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Entretenimento

História lúdica encoraja crianças a pararem de chupar dedo

Lançamento do Selo Caminho Suave, “O segredo do dedo” apresenta um guia prático de como pais e responsáveis podem ajudar os pequenos a perderem o hábito

Uma história lúdica sobre superação de desafios, disciplina, coragem, determinação e mudanças. O segredo do dedo, lançamento do Selo Caminho Suave, traz uma narrativa repleta de rimas ao apresentar a trajetória de um garotinho que tem um segredo: ele chupa o dedo.

Agora que está grande, o protagonista resolve parar com o hábito, e para isso pede em troca coisas de que gosta, como o bolo de sua avó. Então, passa a enrolar o dedo com curativos e se aventurar em descobertas que, antes, não imaginava serem possíveis. Dessa forma, a obra ensina como os pequenos podem revelar os segredos aos pais para que, juntos, comecem o processo de mudança. 

Escrito por Carla Bettelli, o livro foi inspirado na vivência da autora, que na infância teve dificuldade de interromper o hábito. Depois de adulta, quando se tornou mãe, aplicou o método lúdico – trazido no livro – para que a filha não chupasse mais o dedo e não precisasse passar pela mesma frustração que a autora teve na infância.

Agora, só uso meu dedo pro que importa de verdade
Pra amarrar um laço,
Pra escrever na lousa,
Para coçar a boca,
Pra cutucar o umbigo,
Pra plantar bananeira,
Pra fazer as pazes com o amigo.
(O segredo do dedo, p. 29)

Quarta obra da Coleção Crescidinhos, que, assim como os demais livros-função da editora, ajuda os pequenos numa nova fase da vida. O segredo do dedo apresenta um guia prático do odontopediatra Daniel Korytnicki, que auxilia pais e responsáveis a tirarem gradualmente o hábito dos pequenos que ainda chupam dedo.






Você pode gostar