Menu
Eventos

Exposição na Câmara dos Deputados destaca a necessidade de pacientes do SUS terem acesso a novos medicamentos

Mostra traz fotografias e informações detalhadas em uma linha do tempo que demonstram as principais evoluções e as diferenças entre os cenários público e privado. Objetivo é sensibilizar o público sobre a importância da redução dessa discrepância

Redação Jornal de Brasília

28/06/2023 18h26

Com o objetivo de dar visibilidade à busca pela ampliação do tratamento para pacientes de Mieloma Múltiplo no Sistema Único de Saúde (SUS), a International Myeloma Foundation Latin America (IMF LA) realizará a exposição MIELOMA MÚLTIPLO: E OS PACIENTES DO SUS? no Congresso Nacional, com uma linha do tempo destacando datas marcantes na história evolutiva de estudos, ações e acontecimentos relativos a esse tipo de câncer que ainda é pouco conhecido e divulgado no Brasil. Entremeadas às informações relevantes, a mostra traz diversas fotografias de pacientes diagnosticados há anos. A exposição poderá ser visitada de 3 a 7 de julho de 2023, no Corredor do Anexo 1 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A cerimônia de abertura será realizada no mesmo local, às 19h do dia 5 de julho (quarta-feira). Estarão presentes na ocasião parlamentares ligados às causas da Saúde, renomados médicos especialistas e pacientes. A presidente da International Myeloma Foundation Latin America, Christine Battistini, fará uma visita guiada e reforçará detalhadamente a premente necessidade de incorporação pelo SUS de tratamentos que pacientes da rede privada têm acesso há anos.

“Além do Transplante de Medula Óssea Autólogo (feito com células do próprio paciente), que está disponível para pacientes do sistema privado e do SUS desde o final da década de 1990, há apenas um medicamento incorporado à rede pública. Mesmo assim, houve um atraso de mais de 15 anos para essa incorporação”, explica Battistini. “A iniciativa é um alerta para a urgência do aperfeiçoamento de políticas públicas que propiciem equidade no acesso ao tratamento, já que está disponível um arsenal terapêutico”, completa.

Sobre o Mieloma Múltiplo
O Mieloma Múltiplo é o segundo tipo de câncer no sangue mais comum no mundo e consiste em câncer dos plasmócitos da medula óssea; ou seja, nas células que produzem anticorpos contra agentes infecciosos, tais como vírus e bactérias. Os locais mais comuns desse tipo de câncer são ossos da coluna vertebral, crânio, pélvis, caixa torácica e áreas ao redor dos ombros e quadris. Os principais sintomas da doença que acomete principalmente pessoas acima dos 70 anos são dor nas costas, dor nos ossos, fadiga/cansaço excessivo, dor nas pernas e fraturas ósseas.

Sobre a International Myeloma Foundation Latin America
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos e o braço latinoamericano
da IMF americana. A IMF é a maior e mais conceituada organização internacional dedicada ao Mieloma Múltiplo. A IMF LA foi fundada no Brasil em 2004 por Christine Battistini, motivada pela experiência pessoal da doença na família, e pela médica hematologista Dra. Vânia Hungria, referência nacional em Mieloma Múltiplo. A IMF LA fornece informação e suporte a pacientes e seus familiares, tanto no Brasil, quanto em outros países da América Latina. Além de oferecer conhecimento e apoio, atua em favor do desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas nacionais de combate a esse tipo de câncer.

Exposição MIELOMA MÚLTIPLO: E OS PACIENTES DO SUS?
Visitação: 3 a 7 de julho de 2023
Local: Corredor do Anexo 1 da Câmara dos Deputados, em Brasília
Cerimônia de abertura: 5 de julho de 2023 (quarta-feira), às 19h
Organização: International Myeloma Foundation Latin America
Saiba mais: http://www.myeloma.org.br

Informações à imprensa

Taís Rocha
61 – 99228-7991 / [email protected]

Abelardo Mendes Jr
61 – 99158-8896 / [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado