Menu
Eventos

Conic, o sisudo favorito de Brasília

Por trás das aparências, o centro comercial esconde um espaço rico em diversidade cultural, acolhedor e recheado de boas histórias.

Redação Jornal de Brasília

09/04/2024 11h06

Conic. Crédito: Pedro Ventura - Agência Brasília.

Conic – Foto Pedro Ventura – Agência Brasília

Por Fernando Viana – Especial para o JBr

Por quase duas décadas, desde o final de 1960 até o início dos anos 1980, o Conic manteve o posto como o mais importante centro cultural brasiliense. Eram 10 livrarias, oito cinemas, seis boates, duas saunas e muitos bares e restaurantes escondidinhos. Um labirinto efervescente, composto por 13 prédios, que, com o deslocamento dos centros de lazer para outros pontos de Brasília, nunca deixou de pulsar, mas mudou seu estilo. Localizado no Setor de Diversões Sul, bem no centro da capital federal, quis, ele, ser reduto da resistência cultural.

A proximidade à Rodoviária do Plano Piloto ajudou. E a vista para um dos principais monumentos, o Teatro Nacional de Brasília, o colocou como um contraponto para as mais diferentes formas de expressões: a cultura hip hop, os bailes de charme, os encontros de RPG, as feiras de vinil e de fanzines, os encontros de b-boys e b-girls, batalhas de MCs. As lojas de vinil, de camisetas punk, rock, de afirmação brasiliense, os grafites, os michês da madrugada… Sim, a inegável veia da irreverência também conectou sua imagem à insegurança.

Cine Ritz, popular cinema pornô do Conic, em 1980. O local funcionou até 2009. Reprodução do Facebook Histórias d Brasília.
Cine Ritz, popular cinema pornô do Conic, em 1980. O local funcionou até 2009. Reprodução do Facebook Histórias d Brasília.

A novidade é que o Conic quer aliar diversão, ecletismo e segurança. Por isso, agora, nesta terça-feira (9), o Setor de Diversões Sul apresenta novidades e melhorias, incluindo atividades culturais gratuitas e um sistema de segurança inovador para o Conic.

Um destaque é o botão do pânico que será entregue para cada comerciante do Conic. O novo sistema de segurança visa proteger os comerciantes e também as pessoas que passam pelo local. “A entrega desse novo sistema representa um avanço significativo para a segurança dos comerciantes do Conic. Essa iniciativa demonstra o compromisso em proporcionar um ambiente mais seguro para todos que frequentam o Setor de Diversões Sul. Estamos empenhados em expandi-lo para todos os prédios, garantindo a tranquilidade e a proteção de todos os que fazem parte dessa comunidade”, reforça a presidente do Conseg e prefeita do Conic Flávia Portela.

O dia também marca a restauração do painel de Toninho de Souza. Nascido na Bahia, o artista plástico se firmou na capital do país nos anos 1980, mas especificamente em Sobradinho. Toninho é conhecido nas artes visuais, e criou três movimentos no Brasil, sendo eles: Melanciacultura (1981), Melantucanarismo (19913) e a Arte Pós-Contemporânea de Toninho de Souza (2016).

Toninho de Souza . Crédito: Divulgação
Toninho de Souza. Crédito: Divulgação

Outra personalidade brasiliense que ganha um painel é o Natinho. O músico, artista plástico e serigrafista é considerado uma lenda viva do underground candango. Ele começou sua carreira “esticando cordão” em portas de show, onde vendia camisetas, e hoje, comanda uma das mais tradicionais lojas de camisetas do Brasil: o mercadinho do Natinho, no Conic.

Oficinas e lançamentos desta quarta

As atividades são gratuitas e, para participar basta comparecer ao evento desta terça (9), no Centro Comercial Boulevard, Sobreloja 4, Conic. Confira:

  • 14h – 18h – Oficina Batik em Papel
    Ministrada por Ronaldo Ferreira, a oficina proporciona o desenvolvimento da criatividade de cada participante;
  • 14h – 18h – Oficina sobre Suculentas
    Conduzida por Irene Cavalcante, a oficina foi desenvolvida para entusiastas de plantas que desejam cultivar suculentas exuberantes. Além disso, é a chance também de explorar oportunidades de negócios lucrativos. Tratará do cultivo, dos substratos e da comercialização.
  • 18h- Lançamento do livro “Debatendo Tráfico de Pessoas”
    A obra de Hédel Torres (Mestre em Direito das Relações Internacionais – UniCEUB – Brasília -DF, 2011) apresentar à sociedade quais elementos caracterizam e como é possível identificar casos de Tráfico de Pessoas.
  • 16h – 18h – Lançamento do Espaço Digital Dubba Live Shop & Área Central
    O espaço receberá workshops, palestras com especialistas em tecnologia e inovação, e networking com empreendedores e líderes do setor.


Lugares imperdíveis no Conic

Nossas dicas úteis e muito legais:



Birosca
A Birosca (@biroscadoconic) já é uma figurinha carimbada nas noites de Brasília. Uma festa democrática e livre de preconceito, com programação variada. A casa é diversão garantida no centro do quadradinho. Próximos eventos: 12/04 – Aparelhinho no Conic; 13/04 – Batekoo Brasília; 19/04 – Balaia, Brasília; 26/4 – Cyber Lust; 30/4 – Farofa da Lud. Confira detalhes e adquira ingressos aqui.

Birosca - Reprodução do Instagram.
Birosca – Reprodução do Instagram.


Pala Conic
O Pala (@palaconic) é a nova casa noturna do Conic. No lugar do consagrado “Samba do Chicão”, o estabelecimento que tem apenas um mês de inauguração traz o melhor do reggae a Brasília e pretende fazer o mesmo sucesso do antecessor.



Edição Motim
A feira (@ediçãomotim) colaborativa de arte impressa será no Conic, entre os dias 13 e 14 de abril, com entrada gratuita. O evento terá a participação de mais 80 expositores, de cinco estados diferentes.



Mercadinho do Natinho
A loja (@mercadinhodonatinho) do artista plástico, músico e cinegrafista existe desde 2012 no Conic. O estabelecimento conta com diversas camisetas estampadas com serigrafia tradicional, em malha 100% algodão.



Funhouse Discos
Com um estilo mais vintage, o lugar (@funhousediscos) aposta em discos, tocas discos, amplificadores, tudo isso em uma versão mais antiga.



OverStreet Skateboards
Para finalizar nossa lista, no Conic também tem lojas para os amantes dos elementos da rua, a cultura que une skate, rap e hip hop. A OverStreet oferece tudo para os seguidores do nicho, desde a montagem dos skates até looks que compõem o estilo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado