Menu
Entretenimento

De Oswaldo Montenegro a Tarantino: grupo faz leituras dramáticas de textos de teatro e roteiros de cinema

O grupo de teatro Osdramátikos chega ao sexto ano com uma temporada marcada pela versatilidade dos gêneros encenados

Redação Jornal de Brasília

11/03/2021 10h44

O grupo de teatro Osdramátikos chega ao sexto ano com uma temporada marcada pela versatilidade dos gêneros encenados. Em 2021, a curadoria do grupo incluiu todas as obras teatrais que fizeram parte do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), que abriram a temporada. Entre 16 de março e 15 de abril, o coletivo dramatiza mais dez obras inéditas, todas as terças e quintas-feiras, sempre às 21h, pelo canal do grupo no Youtube (bit.ly/osdramatikos). A série de apresentações online é um projeto realizado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

A programação evidencia a versatilidade de referências do grupo. Entre os gêneros escolhidos estão textos épicos, dramáticos, clássicos do teatro universal, brasileiro e brasiliense, comédias e roteiros de cinema.

Abaetê Queiroz, André Araújo, Bárbara Gontijo, Edu Moraes, Juliana Drummond, Léo Gomes, Márcio Minervino e Rosanna Viegas se revezam para fazer as duas leituras semanais. Nesta temporada, o elenco está completo, com todos os integrantes que fazem parte da história do grupo desde seu surgimento. “É um resgate da nossa própria história. São artistas incríveis, que são grandes nomes do teatro brasiliense”, explica a atriz Juliana Drummond sobre a formação do elenco para o Ciclo de Leituras Dramáticas.

Ator do grupo, Abaetê Queiroz acredita na inclusão de um público mais jovem. “Acreditamos que textos clássicos têm difícil aceitação e assimilação entre os jovens. A ideia é fazer adaptações que aproximem o público com esse conteúdo através de uma linguagem divertida e dinâmica”, entende o artista.

Confira a programação de leituras dramáticas que vai até abril:

16/03 (terça) – Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes;

18/03 (quinta) – Arlequim, de Carlos Goldoni;

23/03 (terça) – Natimorto, de Lourenço Mutarelli;

25/03 (quinta) – Mahagonny, de Bertolt Brecht;

30/03 (terça) – Vale Encantado, de Oswaldo Montenegro;

01/04 (quinta) – Geração Trianon, de Anamaria Nunes;

06/04 (terça) – Viúva, porém honesta, de Nelson Rodrigues;

08/04 (quinta) – Agreste, de Newton Moreno;

13/04 (terça) – Cães de aluguel, de Quentin Tarantino;

15/04 (quinta) – Ópera do Malandro, de Chico Buarque.

Educação

Todas as seis obras teatrais e literárias que fazem parte do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) de 2021 foram transmitidas entre 23 de fevereiro e 11 de março, seguindo o calendário de provas. Os vídeos dessas encenações estão disponíveis com legendas no canal d’Osdramátikos no YouTube (bit.ly/osdramatikos) e têm acesso livre.

Calendário cultural de Brasília

O formato apresentado pelo grupo se distancia das leituras dramáticas convencionais. Cada encenação conta com o apoio artístico de cenografia e figurino, o que aproxima a leitura dramatizada de uma montagem teatral e ajuda a criar a atmosfera de cada obra teatral ou literária, sem perder o clima intimista e mais informal.

Em cartaz há seis anos, as apresentações feitas todas as terças-feiras no Teatro Goldoni, desde 2015, fizeram Osdramátikos se tornarem parte do calendário cultural de Brasília. A companhia conquistou um público fiel, que também se adaptou ao contexto da pandemia de Covid-19, e migrou do teatro para o ambiente digital junto com os artistas.

“Sentimos uma falta absurda das apresentações presenciais e não nos esmorecemos. Na pandemia, tivemos que reinventar, readaptar e reentender nossa forma de produzir arte para que ela não deixasse de existir e continuasse a ser vista pelo público”, avalia Juliana. “Desenvolvemos uma linguagem muito similar com nossas sessões presenciais: informal, simples e divertida”, finaliza Abaetê.

SERVIÇO

Ciclo de Leituras Dramáticas, com Osdramátikos

Lives de leituras dramáticas

Todas as terças e quintas, até 15 de abril, sempre às 21h

No canal Osdramátikos no Youtube (bit.ly/osdramatikos)

Mais informações: (61) 99606-5615

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado