Menu
Entretenimento

Conheça os livros finalistas do Prêmio Barco a Vapor 2021

O prêmio busca revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade

Redação Jornal de Brasília

01/07/2021 13h45

Os livros finalistas do Prêmio Barco a Vapor 2021 foram divulgados pela Fundação SM, nesta quarta-feira (30). O prêmio busca revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. Além de 40 mil reais, o vencedor terá seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, da SM Educação. Foram escolhidas 10 obras (veja lista abaixo) das 1.244 inscritas no concurso.

O Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) é promovido pela Fundação SM nos nove países onde o Grupo SM atua: Brasil, Espanha, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia e Peru. A iniciativa surgiu na Espanha em 1978 e chega a sua 17ª edição no Brasil.

A cerimônia de premiação vai acontecer em novembro, em data ainda a ser definida. Por conta da pandemia, assim como no ano passado, ela será em formato on-line.

Confira os finalistas:

Ana, a mãe de Ana e Ana de novo, de Welson Oliveira da Silva;

Entre a lagoa e o mar, de Darío Alejandro Poyanco Bravo;

Era preciso enfrentar os gigantes, de Daniel da Rocha Leite;

Maria João, de Maria Cristina Villaca;

O nome que minha mãe me deu, de Eriane de Araújo Dantas;

O tempo de parar o tempo, de José Rezende Jr;

Vermelho vivo Catarina, de Tatiana Busto Garcia;

Por onde andará Branca Cotton?, de Vítor de Araújo Antunes;

Sp_Graja_Trip, de Geovany Hércules Mendes Limão;

Você já olhou para o céu?, de Marcelo Pinotti Maluf.

Sobre a Fundação SM

Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.

Sobre a SM

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país. Mais informações: https://www.smeducacao.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado