Menu
Cinema

Filme com produção brasiliense ganha a tela da Globo

“Pureza” mostra a qualidade e identidade do cinema de Brasília e do Brasil

Ingrid Costa

19/06/2023 18h23

Foto: Reprodução

Em comemoração ao Dia Nacional do Cinema, a TV Globo exibirá “Pureza”, dirigido por Renato Barbieri e roteirizado entre ele e o brasiliense Marcus Ligocki. O elenco conta com Dira Paes, Matheus Abreu, Mariana Nunes e Flávio Bauraqui.

O longa se passa no Maranhão e conta a história de Dona Pureza, que trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel. Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Quando fica meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro.

“Pureza” será exibido na Tela Quente da TV Globo, às 22:15.

A relevância do cinema brasiliense

Marcus também falou sobre o cenário do cinema brasiliense. “Tem conquistado muita visibilidade. O ‘Pureza’ é um exemplo disso. É um filme concebido em Brasília, estruturado a partir de Brasília e realizado por equipes e empresas brasilienses e que será exibido na Tela Quente para chegar em milhões de pessoas”.

Porém, mesmo com distribuição significativa na televisão e no streaming, ele também diz que é preciso de um terreno mais seguro para o fazer cinema no Distrito Federal. “Aos pouco, vamos conseguindo integrar mais talentos, mais diretores e produtoras locais nesse circuito. Isso depende de tempo de produção, de recursos pra que Brasília produza com regularidade. Precisamos de um Fundo de Apoio a Cultura específico do audiovisual que seja regular em que possamos contar anualmente. Assim, pra que as empresas possam se programar e construir projetos de forma organizada.”

“É preciso essa confiança dos gestores do governo brasiliense e que haja suporte a essa complexa operação que integra todas as atividades culturais e artísticas, para que todas sejam contempladas, acolhidas e remuneradas. Isso dará a possibilidade de falar de Brasília e contar nossas histórias para acesso do público nacional e internacional.”, concluiu Ligocki.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado