Menu
Economia

Investimentos imobiliários nos Estados Unidos estão em alta

Arquivo Geral

11/12/2014 7h20

Os mercados imobiliários do sul da Flórida e de Nova York estão de olho nos compradores brasileiros. A 4ª edição do Investir USA Expo, feira que expõe oportunidades de adquirir casas e apartamentos nos Estados Unidos e, principalmente, atrair investidores estrangeiros ao país, ocorre até hoje  no hotel Mercure, no Setor Hoteleiro Norte.

Além da presença de construtoras e companhias norte-americanas, oferecendo opções de compra para quem comparece, são realizadas palestras informando sobre o funcionamento do mercado por lá e, principalmente, como se estabelecer no país cujo visto é um dos mais difíceis de se obter no mundo. “Já havia acontecido em São Paulo e no Rio, e agora estamos em Brasília pelo tamanho do mercado daqui”, diz um dos organizadores do evento, Daniel Rosenthal.

Segundo ele, os compradores de Brasília têm grande demanda por uma segunda casa e vínculo com o governo, o que significa muitos empregos estáveis e possibilidades de abertura de linhas de crédito. “Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil foi o país que mais investiu em imóveis no sul da Flórida. Não temos dados por região, mas o Distrito Federal tem grande potencial”, analisa Daniel.

Momento ideal

Daniel avalia que é também uma oportunidade para corretores brasileiros, vinculados a empresas americanas para intermediar possíveis negócios internacionais, de aprenderem com o profissionalismo americano. “Os corretores de lá atuam dentro de sua área de competência, sem se atropelarem, e tudo muito transparente”, comenta.

O dono da imobiliária de Miami AF-Realty, Allan Filgueiras, diz que a cidade no sul da Flórida é a mais procurada por investidores brasileiros e avalia o atual momento como propício para fechar negócio por lá. “Muita gente de Nova York e São Paulo procura casa por conta do clima e das praias limpas. Além disso, é muito seguro e com bons serviços”, elogia. “Todo mundo que tem um centavo quer tirá-lo do Brasil. Ouço isso dos meus clientes”.

O aposentado e músico de 62 anos, Carlos Bivar, é um exemplo. “Me arrependo de não ter pensado em investir lá fora há uns cinco anos. Quero ter um imóvel em Miami para, quem sabe, fazer como meus amigos, que alugam apartamentos, ganham uma grana, e ainda têm onde ficar naquela cidade muito bonita”, explica.

Investidores têm direito a um green card
 
Uma das dúvidas recorrentes, especialmente para quem deseja morar na cidade, é sobre se manter legal no país. Os vistos de estudante, turista e até trabalho são passíveis de expirar a qualquer momento, de modo que o mais indicado é obter um green card. Ele pode ser conseguido após a pessoa ser contratada por uma empresa estrangeira, se casar com um cidadão ou por parentesco. Mas existe outra opção: se tornando um investidor.
 
Presente em um dos stands, a empresa Invest Americap oferece orientação para obtenção do EB-5, que permite obter o visto permanente se a pessoa investir pelo menos U$ 500 mil para abrir um negócio nos EUA. A vice-presidente da empresa de consultoria, Jessica Lister, esclarece que o valor varia para até U$ 1 milhão.
 
 “O local de escolha para se estabelecer deve seguir a preferência do investidor. Se ele viaja muito a Miami, vai ser vantajoso colocar o dinheiro lá”, exemplifica. Ela conta que esse tipo de visto é mais simples de ser obtido em relação aos outros e ainda favorece os norte-americanos, pois gera benefícios como criação de empregos.
 
As palestras da 4ª Investir USA Expo vão das 10h30 às 19h30 e, entre os assuntos, estão “o ABC do mercado imobiliário americano” e “Estratégias de investimento no mercado imobiliário americano”. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado