Menu
Concursos & Carreiras

Mudanças no edital do concurso Sefaz DF

Aguardado desde 2014, concurso Sefaz DF (Secretaria da Fazenda do Distrito Federal) contará com 120 vagas, sendo 40 para preenchimento imediato e 80 para cadastro de pessoal

Redação Jornal de Brasília

07/08/2019 15h48

Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

O concurso Sefaz DF (Secretaria da Fazenda do Distrito Federal) apresentou novas movimentações e não deve demorar para ser publicado. Conforme consta no SEI do DF, uma proposta e um despacho foram assinados e o processo foi recebido na Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vale ressaltar que, em 28 de maio, a portaria 178, publicada em diário oficial, delegou poderes para a SPLAN (Secretaria Adjunta de Planejamento e Orçamento) para “praticar todos os atos administrativos, bem como procedimentos decorrentes da realização do certame para o provimento de vagas para o cargo de auditor fiscal da Receita do Distrito Federal”.

A expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado nos próximos dias, tendo em vista que o documento está em fase final de ajustes, juntamente com a banca organizadora, que será o Cebraspe.  

Vagas

O concurso Sefaz DF será para o preenchimento de 120 vagas de auditor fiscal, sendo 40 para o preenchimento imediato e 80 para formar cadastro reserva de pessoal.

Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 12.296, podendo chegar a R$19.173 para o servidor veterano, após aproximadamente 15 anos de exercício.

A comissão do concurso é formada pelas servidoras Kelly de Almeida Ruas e Vanessa Sousa de Oliveira, sendo supervisionadas pela secretária adjunta da SEF/DF, Márcia Wanzoff Robalinho Cavalcanti.

A secretaria não realiza concurso para o cargo há 16 anos. O último ocorreu em 2001, contando com uma oferta imediata de 200 vagas, com complementação de cadastro para mais 20%  do total de classificados durante o prazo de validade.

Provas

Vale lembrar que o edital de licitação para a escolha da banca do concurso Sefaz DF 2019 já definiu como serão realizadas as provas.  O projeto básico, usado para a escolha da banca, determina o cronograma preliminar da seleção, que estabelece que a aplicação das provas deve ocorrer 90 dias a partir da data de publicação do edital. O resultado da prova objetiva e convocação para a segunda fase deve ser liberado 20 dias após a realização do exame. Já a segunda fase deve ocorrer dez dias após a divulgação da lista de aprovados na primeira. A lista final de aprovados deve ser divulgada 30 dias após a aplicação da segunda etapa. 

De acordo com o edital de licitação, o concurso Sefaz DF contará com duas provas, sendo a primeira objetiva e a segunda discursiva. Na primeira serão 160 questões, sendo 80 de conhecimentos gerais e 80 de conhecimentos específicos.   Em conhecimentos gerais serão abordados temas sobre língua portuguesa, matemática financeira/estatística/raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, direito empresarial/penal/civil, tecnologia da informação, contabilidade pública e economia e finanças públicas.   Já em conhecimentos específicos, os temas serão sobre direito tributário, legislação tributária, auditoria fiscal,contabilidade geral e de custos e direito financeiro. Já a parte discursiva contará com duas questões de conhecimentos específicos e uma dissertação, que deverá contar de 30 a 60 linhas.   Somente serão convocados para a segunda prova os 300 primeiros colocados na parte objetiva, bem como os empatados dentro deste limite, além dos 60 primeiros colocados para as vagas destinadas a portadores de deficiência física.      

Última seleção

O último concurso da Sefaz DF, realizado em 2001, foi organizado pela Fundação Carlos Chagas. A seleção contou com provas objetivas sobre conhecimentos gerais (com peso 1) e conhecimentos específicos (com peso 2). No primeiro foram cobrados temas sobre língua portuguesa, matemática, contabilidade comercial, contabilidade pública, noções de direito constitucional,noções de direito administrativo, noções de direito comercial, noções de direito penal e noções de informática. Já em conhecimentos específicos,os temas foram sobre direito tributário e legislação tributária do Distrito Federal.     

Estudo

Quem busca se preparar para o concurso Sefaz DF pode estudar através de apostilas especializadas para o cargo de auditor fiscal, além de cursos online e presenciais  ou assinaturas para acesso ilimitado.

Vale ressaltar que, antes de iniciar os estudos, é importante ver se o conteúdo programático está de acordo com o novo edital ou, caso ele ainda não tenha sido divulgado, se está elaborado com base no conteúdo programático do último edital publicado pela SME SP, desde que a organizadora seja a mesma do novo concurso.

Existem bancas examinadoras que aplicam diferentes critérios, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. Portanto, a atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Também fique atento aos diferenciais oferecidos, a quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados. 

Os professores especializados em concursos costumam dizer que estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o estilo de prova da organizadora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado