Siga o Jornal de Brasília

Teatro e Dança

Peça da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desembarca em Brasília

Composto de dois atos, de dança clássica e dança contemporânea, o espetáculo “Gala Bolshoi” apresenta coreografias que destacam o talento individual de integrantes da cia

Publicado

em

Publicidade

Brasília recebe, nos dias 28 e 29 de setembro, o espetáculo Gala Bolshoi. Formado por um conjunto de coreografias executadas por alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e sua Cia. Jovem, o espetáculo é mais uma obra prima que compõe o repertório da instituição.

 

A montagem traz ao público trechos marcantes de renomadas peças clássicas bem como de dança contemporânea e folclórica. Executado por 20 bailarinos e alunos da Escola, o espetáculo convida a plateia e vivenciar diferentes sensações e uma mistura de ritmos contagiantes.

 

Em três sessões, o público brasiliense poderá apreciar, no Primeiro Ato, o desempenho dos artistas em variações conhecidas e aclamadas dos clássicos “Don Quixote” e “Quebra-nozes”. Enquanto a dança a caráter estará representada na coreografia “Gopak”, onde o interprete exibe força, energia e musicalidade.

 

No duo “Águas Primaveris”, a precisão e agilidade dos bailarinos promete êxtase na plateia. Em “A Morte do Cisne”, que conta o último voo de um cisne antes de sua morte, o solo tem como passo básico o pas de bourrée – simples sob o ponto de vista da técnica de pontas. Nesta coreografia individual, criada em 1907, cada movimento [do torso e dos braços] exige a dramaticidade e a emoção do voo, o que a torna complexa e de beleza única.

 

No Segundo Ato, o público da CAIXA Cultural, patrocinadora do projeto, poderá apreciar o balé contemporâneo “Ariana”, sob coreografia de Cassi Abranches e inspirado no poema “Ariana, a Mulher”, de Vinícius de Moraes. A peça apresenta uma narrativa distinta marcada pela procura da etérea mulher Ariana, que está em todos os lugares e é representada por coisas que norteiam o narrador ao longo de sua história.

 

Encantada com a obra, Cassi Abranches iniciou a pesquisa para transformar o poema em dança e, assim, trazer aos bailarinos da Cia. Jovem a experiência de dar vida às mais diversas formas de Ariana. A estreia aconteceu em 2013 e, neste ano, a coreógrafa foi ao reencontro do Bolshoi Brasil para remontar o trabalho desta vez com os novos integrantes da Cia. Jovem.

 

 

SERVIÇO:

Gala Bolshoi, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: Dias 28 e 29 de setembro de 2019

Horários: Dia 28, às 17h e às 20h, e 29, às 19h

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos).

Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes).


Você pode gostar
Publicidade