Menu
Entretenimento

Lançamento na UnB: obra mostra em detalhes a trajetória de Lévi-Strauss

Arquivo Geral

09/05/2018 15h58

Jean-Pierre Martim/Collège de France

Da Redação
[email protected]

As Edições Sesc São Paulo lançam Lévi-Strauss, a mais completa obra sobre o antropólogo belga que revolucionou os estudos sobre os povos indígenas. De autoria da historiadora francesa Emmanuelle Loyer, a biografia perpassa os 100 anos de vida de Claude Lévi-Strauss, que coincidem com os grandes eventos ocorridos no século 20 e a virada para o século 21, e o impacto de sua obra nos diversos países pelos quais passou.

Em Brasília, Emmanuelle Loyer fará lançamento nesta quinta-feira (10), às 11h, no Anfiteatro da Cinemateca da Universidade de Brasília – UnB.

A obra propõe um mergulho profundo na trajetória de Lévi-Strauss desde sua infância até seu falecimento, em 2009. Para tanto, Emmanuelle baseou sua pesquisa em depoimentos, documentos reunidos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e também nas fichas do acervo pessoal do antropólogo.

A partir dessas fontes, pôde concluir que “Lévi-Strauss foi um não conformista clássico, um anticonservador e, ao mesmo tempo, um moralista próximo de Montainge, reivindicando o seu distanciamento observador e colocando sobre a nossa época um olhar subversivo”.

“Este magistral estudo de Emmanuelle Loyer, como nenhuma outra das biografias já escritas sobre Lévi-Strauss, enfim faz justiça a sua obra. E esta, como se passa com todo pensador, é o que mais importa de sua vida, pois é o que resta de vivo”.

A história de Lévi-Strauss passa ainda por uma experiência íntima com o desenvolvimento das ciências sociais no Brasil e da interpretação de culturas autóctones (povos e nações que mantiveram uma continuidade histórica distinta das sociedades colonialistas).

Um dos momentos mais importantes de sua carreira, ainda nos anos 1930, foi marcado pelas expedições em busca de povos indígenas da Amazônia e também pela participação na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, junto a outros intelectuais franceses e brasileiros, entre os quais sua esposa à época, Dina Dreyfus.

Faz parte dessa história, ainda, a amizade estabelecida entre o casal e o escritor Mário de Andrade.

Serviço:
Data: 10 de maio de 2018, quinta-feira, às 11h
Mesa com a autora Emmanuelle Loyer, seguida de sessão de autógrafos
Local: Anfiteatro da Cinemateca da UnB (Universidade de Brasília)
Endereço: ICC (Instituto Central de Ciências) – Campus Asa Norte – Brasília – DF

Ficha técnica:


Autora: Emmanuelle Loyer
Edições Sesc São Paulo
Páginas: 784
Preço: R$ 130
Preço promocional de lançamento: R$ 91,00

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado