Menu
Exposições

CCBB apresenta a exposição “Vaivém”

Mais de 300 obras dos séculos 16 ao 21 destacam as redes de dormir na arte e cultura visual no Brasil

Redação Jornal de Brasília

26/08/2019 13h22

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) recebe, de 3 de setembro a 10 de novembro, a exposição Vaivém, que retrata a trajetória das redes de dormir nas artes e na cultura visual no Brasil. Com curadoria de Raphael Fonseca, crítico, historiador da arte e curador do MAC-Niterói, a mostra reúne mais de 300 obras, com recorte entre os séculos 16 ao 21, e a participação de 141 artistas – entre eles, 32 indígenas.

Na seleção, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, documentos, intervenções e performances, além de objetos de cultura visual, como HQs e selos,  Vaivém está estruturada em seis núcleos temáticos e transhistóricos que serão exibidos nas Galerias 1 e 2 e Pavilhão de Vidro do CCBB.

Na abertura da mostra, no dia 3 de setembro, às 19 horas , o público terá a oportunidade de conhecer o processo de montagem e seleção das obras com o curador Raphael Fonseca. Ele ministra a palestra Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir: de pesquisa acadêmica para uma exposição transhistórica, no hall do Museu (1º andar).

A mostra nasce de uma pesquisa de doutorado do curador, que decidiu transformar o trabalho acadêmico em exposição de arte e compartilhar com o público parte das obras que encontrou ao longo dos quatro anos de pesquisa. “Longe de reforçar os estereótipos da tropicalidade, esta exposição investiga as origens das redes e suas representações iconográfica. Ao revisitar o passado conseguimos compreender como um fazer ancestral criado pelos povos ameríndios foi apropriado pelos europeus e, mais de cinco séculos após a invasão das Américas, ocupa um lugar de destaque no panteão que constitui a noção de uma identidade brasileira”, explica Fonseca.

 

SERVIÇO:

Vaivém

Local: Galerias 1 e 2 e Pavilhão de Vidro / Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: De 3 de setembro a 10 de novembro

Visitação: De terça a domingo, das 9h às 21h

 

Palestra com o Curador

Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir: de pesquisa acadêmica para uma exposição transhistórica”, com Raphael Fonseca

Terça, 3 de setembro, às 19 horas, no hall do Museu (1º andar)

Ingresso: entrada gratuita mediante voucher a ser retirado na bilheteria do CCBB

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado