fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

TJDFT busca desarticular gangues em Planaltina

A atuação do Programa Justiça Restaurativa do TJDFT foi destaque em do Jornal da Justiça

Willian Matos

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da redação
[email protected]

A atuação do Programa Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) na redução da violência em uma localidade de Planaltina foi destaque, na edição do dia 10/7, do Jornal da Justiça, da TV Justiça. A juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no Tribunal, e o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa, falaram sobre a atuação do TJDFT no caso. Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=nI3zadwaDHw

A Justiça Restaurativa, técnica que prioriza a criatividade e a sensibilidade a partir da escuta de agressor e vítima, foi utilizada para reduzir os índices de violência na região do Pombal, em Planaltina. De acordo com o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa no TJDFT, a desarticulação de gangs que atuavam há mais de 2 anos na região foi uma ação conjunta de Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública.

A partir da prisão dos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas, ações de conscientização foram desenvolvidas entre os alunos da escola classe CEF 03, de Planaltina, onde boa parte dos envolvidos com gangs havia estudado. De acordo com a reportagem, educadores e coordenadores verificaram uma grande mudança de comportamento entre os alunos e os dados da Secretaria de Segurança Pública apontam uma redução no número de homicídios na região.

Para a juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no TJDFT, “quando você tem a comunidade empoderada, você tem o poder público respaldado nas suas ações e nas suas intervenções naquela comunidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade