Menu
Brasília

Templo da LBV: onde todas as fés se encontram

Considerado o monumento mais visitado de Brasília, o Templo da Boa Vontade completa 30 anos e se firma como um centro ecumênico de convergência espiritual

Lindauro Gomes

16/10/2019 5h27

foto : divulgacao

Templo comemora 30 anos de ecumenismo

Espaço foi criado em 1989 e é monumento mais visitado no DF

Camilla Germano
[email protected]

Trinta anos de história. Trinta anos quase completos de um dos locais mais tranquilos de Brasília. O Templo da Boa Vontade (TBV), também chamado de Templo da Paz, é ponto de referência ecumênico na união e partilha de religiões e comemora, na próxima segunda-feira, 21, três décadas de serviços na capital do país. Para comemorar, vários eventos vão acontecer entre os dias 18 e 20 de outubro, incluindo uma Sessão Solene com o fundador do local, José Paiva Netto, no dia 19.

Fundado em 1989, o prédio tem a forma de uma pirâmide de mármore com sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. A base dá a impressão de flutuação sobre o gramado. Lá dentro, muitos utilizam os espaços para meditar, rezar, pensar e buscar energização, todas emoções características do local.

Foto : Jose Goncalo /Templo da Boa Vontade

Em 2008, através de uma votação popular pela internet, o Templo foi eleito como uma das sete maravilhas de Brasília, ocupando a quinta posição. Na votação, os monumentos eleitos foram, respectivamente, a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Templo da Boa Vontade, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo (Setur-DF), o TVB é o monumento mais visitado de Brasília. Milhares de pessoas percorrem diariamente os diversos ambientes do templo. Um deles é a fonte sagrada, um dos pontos mais visitados do prédio, onde as pessoas costumam encher as garrafas para levar a familiares e amigos que sofrem de alguma enfermidade.

Paulo Medeiros, administrador do Templo, explica que o espaço é um marco na história da capital. “O templo permeia Brasília, cumprindo o papel do ecumenismo, unindo as pessoas. Ele tem papel importante também, porque recebemos milhões de peregrinos todos os anos e as pessoas vêm em busca de um acolhimento. Aqui eles encontram esse refúgio para prece, para meditação, de forma que não são incomodados enquanto tem o seu momento de reflexão”, comenta ele.

A organização do Templo acredita que devem receber cerca de 100 mil visitantes somente neste período de comemoração. Serão montados, no estacionamento do Templo, palcos para shows e ambientes de praça de alimentação, espaço kids, banheiros, fraldário, local de descanso para idosos, guarda-volumes, diversos estandes com produtos alusivos ao TBV e artesanato local.

Programação

Confira na lista abaixo todos os eventos em comemoração ao aniversário do Templo da LBV 

Sexta-feira

A partir das 8h: Fórum Mundial Espírito e Ciência, da Legião da Boa Vontade.

A partir das 13h30: Seminário Socioassistencial da LBV, com o tema “A atuação nos serviços socioassistenciais sob a perspectiva dos direitos”. Para participar é preciso se inscrever no site www.forumespiritoeciencia.org.

Às 19 horas: Ato Ecumênico em homenagem aos 30 Anos do Templo da Boa Vontade.

Sábado

A partir das 9h30: Encontro Jovem de Boa Vontade.

10 horas: apresentação do Musical Infantil “Os Milagres de Jesus”

13 horas: Espetáculo Música Legionária 2019

15 horas: Sessão Solene com José Paiva Netto em comemoração aos 30 Anos do 20 de outubro | domingo

9h30: Bênção Batismal para crianças

15 horas: Meditação, em comemoração do 24ª aniversário da Sala Egípcia

Até 16 de outubro: Exposição em homenagem à São Francisco de Assis – todos os dias, das 8 às 20 horas; entrada gratuita;

Até 31 de outubro: Mostra Cultural e Artística “Jesus, o Ecumênico por excelência” – todos os dias, das 8 às 20 horas; entrada gratuita;

No dia 31 de outubro: às 19h – Iluminação das Faces do Templo da Boa Vontade, em adesão ao Novembro Azul.

No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na casa de Chá de Brasília, na Praça dos Três Poderes, há uma exposição sobre os 30 anos do Templo da Boa Vontade – todos os dias, das 9 às 18 horas; entrada gratuita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado