Menu
Brasília

Sobre volta às aulas particulares, Sinepe aguarda GDF

Proposta do Ministério Público do Trabalho sugere retorno presencial já no próximo dia 10. Agora, cabe ao governo aceitar ou não

Willian Matos

04/08/2020 10h19

Foto: Daniel Guimarães/A2IMGFoto: Daniel Guimarães/A2IMG

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF) se manifestou sobre a proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) de volta às aulas em instituições privadas. O órgão aguarda um posição do GDF sobre o cronograma elaborado pelo MPT.

Na segunda-feira (3), o MPT enviou ao governo um projeto de retorno escalonado. O ensino médio e profissionalizante voltariam às aulas já na próxima segunda-feira (10); no dia 17 de agosto, seria a vez do ensino fundamental 2; por fim, no dia 24 de agosto, retornariam às escolas os alunos de ensino fundamental 1 e educação infantil.

Antes  da audiência de conciliação, o Sinepe já era contra a sugestão de se fazer um novo cronograma, mas pediu que caso fosse feito um projeto, ele deveria priorizar o retorno do ensino fundamental 1 e a educação infantil. O MPT acabou fazendo o contrário. Mesmo assim, o sindicato afirma que está à disposição com profissionais testados caso o GDF acate as sugestões do Ministério.

“Jamais fomos contra o retorno das escolas. O que nós sempre fizemos foi estar preparados para um retorno seguro”, afirmou o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues.

O mandatário também afirma que, caso alguma família seja contra mandar alunos às escolas, os estudantes poderão optar por estudar remotamente. “As famílias que desejarem permanecer em casa receberão aprendizagem remota à distância.”

O GDF tem até esta terça-feira (4) para se posicionar a favor ou contra o pedido do MPT. O ministério, por sua vez, tem até quarta (5) para proferir uma decisão. Caso a juíza da 6ª Vara do Trabalho de Brasília/DF opte pelo retorno já no próximo dia 10 de agosto, o Sinepe promete dar condições ideais de retorno para alunos e profissionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado