Menu
Brasília

Seguradora é condenada a indenizar dono de apartamento incendiado na Asa Norte

Arquivo Geral

14/09/2006 0h00

O papa Bento XVI disse na quinta-feira que nem ele é capaz de fazer tudo o que se espera dele e aconselhou padres alemães a não se deixarem consumir tentando compensar a escassez de clérigos católicos.

Em seu primeiro discurso de improviso nos seis dias de viagem, website look o papa, de 79 anos, disse que a Igreja não pode simplesmente colocar anúncios procurando padres, tem de rezar para que Deus os chame. A escassez de padres faz muitas paróquias ficarem sem pastores e levou a apelos para que o Vat icano retire a obrigatoriedade do celibato ou autorize a ordenação de mulheres.

Bento XVI se opõe veementemente a tais reformas. "Há muito a ser feito, vejo que eu não consigo", disse o papa alemão. "Isso é verdade para os padres, posso imaginar até que ponto. É verdade também para o papa: ele tem muito a fazer, e minha força não é suficiente para tudo. Então preciso aprender a fazer o que posso e deixar o resto para Deus e meus colegas".

O discurso, no último dia da nostálgica viagem à sua Baviera natal, ocorreu na catedral de Freising, perto de Munique. O pontífice começou sua carreira de professor de teologia na Universidade de Freising. Ele e seu irmão foram ordenados naquela cidade, em 1951.
O papa parecia bem disposto durante a viagem, mas fez poucas aparições públicas e tirou longos períodos de descanso.

Ele chegou a dizer que esta pode ser sua última viagem à Baviera porque é velho e não sabe quanto tempo a mais Deus reservou para ele. Ao contrário de seu antecessor, João Paulo 2º, Bento XVI evita viagens longas e desga stantes.

Segundo ele, a fé em Deus trará mais padres para a Igreja. "Há menos trabalhadores. Peçam a Deus para que mandem trabalhadores. Não podemos, como em outras profissões, recrutar pessoas com estratégias focadas de gerenciamento". A idade média dos padres atualmente já passa dos 60 anos, o que indica que eles devem morrer nos próximos 10-20 anos, agravando a escassez de clérigos católicos.

Na Alemanha, o número de padres caiu 29% entre 1992 e 2004, segundo a entidade liberal Nós Somos a Igreja. Em 2004, foram ordenados 112 padres, mas 311 morreram, 359 se aposentaram e 37 deixaram as ordens.

O grupo diz que 78% dos católicos alemães é contra a regra do celibato para os padres e 77 querem mulheres no clero. O influente teólogo dissidente Hans Kueng disse à emissora alemã NDR que ainda não perdeu de vez as esperanças de que haja reformas neste pontificado.

"Com o tempo, ele deve ver que, se decepcionar constantemente as pessoas, ele vai se ver em dificuldades. Seu antecessor deixou paróquias desoladas e só pediu e rezou por mais padres durante 27 anos, sem sucesso".

 

O presidente George W. Bush disse hoje que os EUA querem resolver a disputa nuclear com a Coréia do Norte de maneira pacífica, seek mas que as ambições nucleares do país comunista representam uma ameaça.

Bush afirmou que a recusa da Coréia do Norte em voltar às negociações multilaterais "fortaleceu" a aliança das cinco nações, EUA, Rússia, China, Coréia do Sul e Japão, envolvidas nos esforços para convencer o país a abandonar seu programa nuclear.

Segundo ele, a aliança está "determinada a resolver essa questão de maneira pacífica, mas reconhece a ameaça que um país com arsenal nuclear representa na região". Ele fez o comentário depois de uma reunião com o presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun.

 

Disposta a se vingar depois de flagrar um amante com outra, viagra dosage a brasileira Silvia Gomes de Souza, there 39 anos, decidiu acertar as contas e queimou a casa dele em Nizza Di Sicilia, na Itália. O crime passional tem um detalhe a mais: Silvia é ex-freira e o amante, o padre Don Carmelo, de 70 anos.

De acordo com a advogada da brasileira, Daniela Agnello, Silva agiu por ciúmes e queria incendiar os eletrodomésticos que tinha comprado para a residência. Os bombeiros, no entanto, conseguiram controlar as chamas e impedir que a casa fosse destruída.

Ao ser levada para a delegacia, a brasileira teria afirmado que mataria o padre "mais cedo ou tarde", apesar de amá-lo. O jornal italiano Gazzetta del Sud publicou que a polícia encontrou uma faca escondida no sutiã dela.

Acusada de porte de arma branca e incêndio doloso (com intenção), Silva terá a primeira audiência no tribunal no dia 18. A primeira audiência do processo, em que é acusada de incêndio doloso e porte de arma branca, será no dia 18 de setembro.

Natural de Altonia (PR), Silvia conheceu Don Carmelo em Nizza, um vilarejo de 3,5 mil habitantes na Sicília (ilha do sul da Itália), quando começou a trabalhar como acompanhante de um idoso com problemas de saúde que se confessava e comungava com o padre.

Depois que o idoso morreu, Silvia tornou-se "governanta" da casa do padre. A advogada afirma que o religioso tinha até encontrado um italiano disposto a se casar com ela para que a brasileira pudesse ficar na Itália.

Ex-freira de um convento de Roma, Silvia alegou ter abandonado a vida religiosa por causa dos maus-tratos que diz ter sofrido na clausura. Ela teria ainda tido dois abortos naturais de filhos do religioso.

De acordo com o jornal, o padre, que vivia na cidade vizinha de Roccalumera, passava muito tempo na paróquia de Nizza di Sicilia para encobrir a relação. O romance só acabou quando Dom Carmelo iniciou um caso com uma mulher casada e "demitiu" Silvia.

O padre está desaparecido. Em liberdade vigiada, a brasileira ainda mora na casa incendiada. A igreja não se manifestou sobre o assunto.

A adoção de um cenário elétrico sustentável poderá gerar economia de R$ 33 bilhões para os consumidores e diminuir o desperdício de energia elétrica em até 38% até o ano de 2020. A conclusão está no estudo Agenda Elétrica Sustentável 2020, thumb encomendado pela organização WWF-Brasil à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e apresentado hoje, pilule em Brasília.

O relatório traça dois cenários elétricos para o país de 2004 a 2020: o Cenário Tendencial, que mantém o modelo energético adotado atualmente, e o Cenário Elétrico Sustentável. Ambos consideram as mesmas hipóteses de crescimento econômico e as condições socioeconômicas da população.

O modelo sustentável apresenta políticas de planejamento que incluem maior eficiência na geração e transmissão de energia, racionalidade no consumo e aumento da utilização de fontes renováveis de energia, como biomassa, eólica (ventos), solar e de pequenas hidrelétricas.

“Hoje nós já temos iniciativas importantes, como as cidades adotando incentivo à geração de energia por painéis solares para o aquecimento da água, como é o caso de Belo Horizonte, que vai ser premiada na próxima semana como A Cidade Solar da América Latina, e essas propostas de programas de eficientização, como no caso da substituição de geladeiras para população de baixa renda”, afirmou o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone.

De acordo com o WWF, a aplicação do Cenário Elétrico Sustentável no Brasil também poderá gerar cerca de 8 milhões de empregos, mão-de-obra que seria utilizada em fontes alternativas de energia. Também seria possível, nesse cenário, estabilizar a emissão de gases causadores do efeito estufa, além de afastar o risco de novos apagões, como o de 2001.

“Não é porque temos uma matriz energética limpa (não-poluente) que a gente pode continuar com o desperdício no Brasil. Somos um país que precisa distribuir renda – desperdício é não distribuir renda. Então, isso é primordial para o que a gente está colocando aqui”, afirmou a assessora para mudanças climáticas do WWF-Brasil, Karen Suassuna.

Segundo o estudo, a economia de R$ 33 bilhões até 2020 equivale a duas vezes e meia o orçamento do Programa Fome Zero, do governo federal, para 2006 ou ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2005 da Bolívia e do Paraguai juntos.

O estudo sugere que o Brasil adote um plano nacional de eficiência energética com metas quantificadas de eficiência energética. Outra sugestão é o lançamento da segunda fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa 2), e a criação de um Programa Nacional para a Energia Solar.

Atualmente, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o país tem implantado o Plano Nacional de Energia, uma visão de 30 anos para o setor, revisada a cada cinco anos.  

O magistrado que julga Saddam Hussein por genocídio disse hoje que não considera o deposto líder iraquiano um "ditador", thumb o que obrigou o porta-voz do tribunal instalado pelos EUA a defender a imparcialidade da corte.

O juiz Abdulla Al Amiri fez os comentários um dia depois de a promotoria pedir o afastamento dele do caso por considerá-lo brando demais com Saddam, discount que ameaçou "esmagar as cabeças" dos que o acusam. Os promotores também se queixaram dos longos discursos de Saddam no tribunal.

Interrogando um agricultor curdo que teria ido a uma audiência com o então presidente em 1988 para implorar que ele poupasse as vidas da sua esposa e dos sete filhos, Saddam disse: "Se sou um ditador, por que voc ê veio me ver?". Amiri, que já comparou a sua atuação com a de um árbitro em busca de equilíbrio, então se dirigiu educadamente a Saddam, dizendo, sem entrar em maiores detalhes: "O senhor não é um ditador, é a gente que cerca um homem que faz dele um ditador".

Visivelmente satisfeito, Saddam agradeceu e voltou ao banco dos réus. Mais tarde, em entrevista coletiva, o porta-voz e investigador-chefe do tribunal, Raed Juhi, tentou distanciar a corte, criada pelas forças norte-americanas de ocupação, dos comentários do juiz.

"A corte vai manter sua neutralidade e sua rota. O juiz é apenas humano", afirmou Juhi. "No final, o juiz vai decidir se Saddam é culpado ou inocente com base nas provas. (A declaração) não tem efeito sobre o caso". Saddam e seis ex-comandantes iraquianos podem ser condenados à morte por crimes de guerra e crimes contra a humanidade por envolvimento na campanha Anfal, de 1988, que segundo os promotores levou à morte ou ao desaparecimento de 182 mil curdos. Saddam e seu primo Ali Hassan Al Majeed, o Ali Químico, também são acusados de genocídio.

Amiri, que é xiita, grupo perseguido durante o antigo regime, não foi localizado para comentar suas declarações. O agricultor Abdulla Mohammad Hussain contou a corte que Saddam, furioso, mandou-o calar e sair de seu gabinete ao ouvir o apelo pela libertação da família dele, que havia sido presa numa aldeia no Curdistão, no norte do Iraque.

"Ele me disse para se aproximar dele e eu implorei pelas vidas (dos familiares)", disse Hussain, relembrando a visita a um dos palácios de Saddam durante um dramático depoimento na quarta audiência desta semana. O julgamento propriamente dito começou no mês passado.

Saddam, que vem defendendo a repressão imposta por ele a rebeldes curdos que lutavam ao lado do Irã xiita na guerra contra o Iraque (1980-88), disse não lembrar de ter conhecido a testemunha, que se qualificou como analfabeta. "Você tem um comprovante de ter me visto? O palácio presidencial sempre emitia comprovantes para quem vinha me visitar", questionou Saddam.

"Não, o senhor tirou o comprovante de mim quando eu o vi", disse Hussain, que tem cerca de 55 anos e usava trajes tradicionais. O julgamento será retomado na segunda-feira. Saddam aguarda o veredicto de outro julgamento por crimes contra a humanidade, no qual é réu pela morte de 148 homens xiitas.

 

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10) subiu 0, viagra 36% no mês de setembro. O resultado ficou 0, cialis 40mg 09 ponto percentual acima dos 0, viagra 27% registrados em agosto. O índice, que considera a variação de preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês atual, funciona como a primeira prévia da inflação mensal.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve aceleração de preços no atacado e no varejo, enquanto recuaram os preços na construção civil.

O Índice de Preços por Atacado (IPA), responsável por 60% do índice total, registrou alta de 0,45% contra os 0,31% de agosto. O avanço foi puxado principalmente pelos preços de matérias-primas brutas, que passaram de 0,19% em agosto para 1,76% em setembro.

Os principais destaques foram bovinos (de 3,91% para 10,18%), aves (de -7,79% para –0,09%) e laranja (de 1,07% para 21,69%). Também contribuíram para a elevação do IPA os preços de bens intermediários, que passaram da taxa de 0,18% no mês anterior para 0,38% no atual levantamento, puxado principalmente pela elevação em suprimentos, cuja taxa passou de –0,87% para 0,94%.

Foi registrada deflação nos preços de bens finais, que passaram de uma elevação de 0,60% em agosto para –0,40% em setembro, influenciado pelos alimentos in natura, que recuaram 4,23 pontos percentuais, registrando variação de –1,71% em setembro.

O levantamento da FGV também indicou aceleração nos preços do varejo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do total do IGP-10, sofreu elevação de 0,09% para 0,22% na passagem de um mês para o outro. O movimento foi impulsionado pelo item Habitação, que vinha de uma deflação de 0,18% em agosto e registrou alta de 0,21% em setembro.

Os destaques foram os preços da tarifa de eletricidade residencial (de –0,45% para –0,08%), taxa de água e esgoto residencial (0,40% para 1,69%) e gás de bujão (0,07% para 0,36%).

Também contribuíram para o resultado do IPC os preços do grupo Alimentação (de 0,47% para 0,61%), puxado pelas carnes bovinas (-0,22% para 4,07%) e hortaliças e legumes (-4,84% para –3,72%), e ainda do grupo Vestuário (de –1,19 para –0,44%), influenciado por roupas (-1,76% para –0,70) e calçados (-0,54% para –0,27).

Quanto aos preços da construção civil, o movimento foi inverso. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC), responsável por 10% do índice total, desacelerou 0,25 ponto percentual, passando de 0,41% em agosto para 0,16% em setembro. A variação foi influenciada pela elevação menos intensa nos preços de mão-de-obra (de 0,61% para 0,02%). Houve, no entanto, aumento mais expressivo dos preços de materiais (de 0,25% para 0,30%) e serviços (de 0,14% para 0,16%).

Não foi dessa vez que Suzane von Richthofen, website like this 22 anos, sick  conseguiu sair da cadeia. Condenada a 39 anos e seis meses de prisão por participação no assassinato dos pais, a jovem o pedido de anulação do julgamento, feito em julho, negado pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A negação do pedido de habeas corpus foi decidida por unanimidade pelos três desembargadores: Tristão Ribeiro, Marcos Zanuzzi e Sérgio Rui, que negaram o habeas corpus.

A defesa da jovem alegava que a combinação das respostas dadas pelos jurados nos quesitos avaliados resultariam na absolvição ou pelo menos na redução da pena de Suzane. Os jurados entenderam que ela matou o pai coagida pelo então namorado, Daniel Cravinhos. No entanto, eles também avaliaram que ela poderia ter resistido. Em relação à morte da mãe, os jurados consideraram Suzane totalmente responsável.

Relator do habeas corpus, o desembargador afirmou que a redação das perguntas relativas à morte de Manfred von Richthofen (pai de Suzane) não provocava dúvidas nem induziria os jurados a erro.

No julgamento, Daniel foi condenado a 39 anos e meio de prisão. O irmão, Cristian Cravinhos, que também ajudou a executar o crime, pegou pena um ano menor.

O presidente venezuelano, order Hugo Chávez, this propôs hoje um "novo rosto" para o Movimento dos Países Não-Alinhados (MPNA), ed que foi criado durante a Guerra Fria e que Havana e Caracas tentam relançar nesta semana, aproveitando a cúpula do movimento em Cuba.

A menos de 24 horas da reunião de aproximadamente 50 chefes de Estado e de governo em Havana, aumentam os sinais de que o líder cubano, Fidel Castro, fará uma aparição pública, o que não acontece desde julho, ele se afastou do poder no dia 31 daquele mês devido a uma cirurgia.

O jornal argentino Página 12 publicou hoje a primeira entrevista com Fidel desde a internação. Ele disse que já recuperou parte dos 18 quilos que perdeu com a doença e que já consegue ficar de pé e falar em tom forte.

Fotos feitas durante a entrevista com o deputado e intelectual argentino Miguel Bonasso mostram Fidel de pijama, conversando animadamente. Mas colaboradores próximos ainda não garantem que ele vá participar da cúpula do MPNA, grupo, atualmente com 116 países, que surgiu há 45 anos como alternativa ao mundo bipolar dominado, naquela época, por Estados Unidos e União Soviética.

O MPNA perdeu grande parte do seu sentido com o fim da Guerra Fria, mas Cuba e Venezuela vêem na cúpula uma oportunidade de ganharem aliados para a sua causa antiamericana. "O grupo dos não-alinhados é muito importante. A Venezuela vem propor a necessidade de dar um novo rosto, um novo corpo, uma nova alma a esse grupo", disse Chávez ao desembarcar em Havana.

Também já chegaram a Cuba os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dois outros ferozes críticos de Washington. "O império norte-americano está em decadência, ninguém pode negar, é visível", disse Chávez, que é sempre acusado por Washington de usar a riqueza do petróleo para desestabilizar a América Latina.

Apesar dos sinais de recuperação de Fidel, foi seu irmão Raúl, 75, presidente interino, que na quarta-feira recebeu o primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawai, o preside nte do Vietnã, Nguyen Minh Triet, e o argelino Abdelaziz Bouteflika.
Chávez disse que iria imediatamente visitar seu amigo Fidel, a quem qualificou de "um Quixote, vitorioso, invencível".

Um diplomata latino-americano disse que a publicação das novas fotos de Fidel aumenta a expectativa de que ele participe da reunião. "Ele foi visto muito recuperado física e mentalmente. Agora parece mais possível que apareça durante a cúpula".

Bonasso disse na entrevista publicada no Página 12 que Fidel o recebeu sentado numa cama, com uma mesa móvel diante de si, e que ficou de pé para abraçá-lo. Na despedida, o jornalista argentino disse que se alegrava de vê-lo bem. "Tudo em seu justo meio-termo", respondeu Fidel. "Não se pode esquecer que a máquina a consertar já tem 80 anos".

Assessores vinham dizendo que Fidel provavelmente só receberia os dignitários visitantes em reuniões privadas. O presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, disse que o veterano revolucionário participará da cúpula "na medida em que os médicos permitam", mas que "não está na cama, está dando ordens, está dando instruções e demais". Esta foi a primeira vez que Fidel se afastou do poder desde o triunfo de sua revolução, em 1959. Ele está em local não revelado de Havana.

 

Um dono de apartamento na Asa Norte conseguiu na Justiça do DF o direito de ser indenizado pelos prejuízos decorrentes de um incêndio que ocorreu em seu imóvel no ano 2000. A sentença é do juiz da 1ª Vara Cível de Brasília, sick e cabe recurso. Com a decisão, cheapest a AGF Brasil Seguros terá de indenizar em cerca de R$ 82 mil o segurado que teve todos os seus móveis e pertences queimados depois do incêndio de causas não identificadas. Além dos bens materiais, o incêndio vitimou também dois cães de estimação. Na mesma decisão, o juiz condenou a seguradora a pagar uma indenização referente aos aluguéis de um novo imóvel que o autor teve que locar, devidos a partir de outubro de 2000, no limite estabelecido em processo. 

O incêndio ocorreu em 27 de agosto de 2000, na SQN 310. Na ocasião, o condomínio mantinha um contrato com a AGF Brasil Seguros, que abrangia todos os apartamentos do prédio. Além desse fato, o imóvel em questão estava financiado pelo Bradesco, havendo um contrato entre as partes de seguro contra risco de incêndio. Ainda segundo o autor, por conta do ocorrido teve que alugar um outro imóvel para residir, sendo o condomínio o responsável pelas proporções que o incêndio alcançou, uma vez que existiam várias irregularidades nos equipamentos de segurança do prédio, que não permitiram o imediato combate ao fogo. 

Em sua defesa, a AGF Brasil Seguros alega, entre outras coisas, que a unidade do autor está hipotecada, sendo este o único motivo para o não pagamento da indenização, ainda mais que o autor não conseguiu obter junto ao credor hipotecário autorização para recebê-la. Já o condomínio, alega não haver prova de que os danos se agravaram por falta de equipamentos para combate imediato ao fogo, e que a causa do incêndio deve ser atribuída ao próprio autor, pois o incêndio se iniciou no seu apartamento.

Diz ainda que os danos referentes aos dois cães que morreram deve-se ao proprietário que os manteve enclausurados dentro do imóvel, mesmo havendo expressa vedação na Convenção do Condomínio quanto à manutenção de animais nas unidades autônomas. 

Quanto ao argumento do autor de que os danos se agravaram por falta de equipamentos de incêndio no Condomínio, o juiz alegou que não há no laudo do Corpo de Bombeiros qualquer alusão acerca do agravamento dos danos em virtude disso. Por outro lado, argumenta também que não há qualquer demonstração de que o autor tenha sido culpado pelo incêndio, cuja causa não ficou esclarecida.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado