Menu
Brasília

Receita do DF desarticula empresas “noteiras”

Estabelecimentos atuam no varejo enviando mercadorias para atacadistas com notas fiscais para ganhar créditos na geração do ICMS

Willian Matos

04/12/2019 10h26

Da redação
[email protected]

A Secretaria de Economia procura desarticular um esquema de fraude ao Fisco Distrital. Segundo investigações, estão sendo criadas empresas “noteiras”, que atuam no varejo enviando mercadorias para atacadistas com notas fiscais falsas, com o objetivo de ganhar créditos na geração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A operação, batizada de Rivenditore (varejista, em italiano) foi deflagrada na terça-feira (3). Foram apreendidos documentos para estabelecer os valores dos autos de infração da operação e conferidos os estoques de mercadorias identificadas como remetidas pelas empresas. Também foi possível identificar mais de uma dezena de varejistas inexistentes que emitiram notas fiscais para atacadistas.

Quatro agentes da Policia Civil (PCDF) e uma delegada da Divisão de Crime Contra a Ordem Tributária (DICOT) atuaram na apreensão.

A Coordenadora de Fiscalização Tributária, Luciana Carreiro, ressaltou a importância das operações de fiscalização da Receita do DF. “A ideia é desarticular e chegar mais próximo dos contribuintes, para evitar que fiquemos longe do fato gerador. Estas empresas geram um prejuízo muito grande ao Estado com este imposto que está deixando de ser pago. Para isso, precisamos identificar e atuar com estas fiscalizações”, relatou a coordenadora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado