Menu
Brasil

Professores dão dicas para você arrasar no segundo dia de provas do Enem

Arquivo Geral

10/11/2017 16h01

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Matheus Venzi
[email protected]

Neste domingo (12), será aplicada a segunda avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com uma semana a mais pra estudar, após o prazo entre as duas provas ter aumentado, os estudantes terão que responder questões de matemática, física, química e biologia. Por Isso, o Jornal de Brasília entrevistou alguns professores para darem algumas dicas sobre o exame. Confira!

O professor de Física e Matemática do colégio Olimpo, Guilherme Girão, afirma que a principal dificuldade dos alunos é a interpretação de texto. “Quando a gente vai explicar a resolução de alguma questão para os alunos, após a leitura do enunciado, é comum eles dizerem “nossa, era só isso? Eu não tinha entendido a pergunta”, comenta. Ele acredita que os sete dias que separam as duas provas servem para que o participante durma bem, revise tópicos pontuais e exercite o autocontrole, já que muitos bons alunos ficam nervosos com a prova.

Para a véspera da prova, o professor recomenda que os alunos não comam nada que não tiverem acostumados, além de descansar, para não correr risco de passar mal durante a prova. Outra dica é encarar o exame com igualdade. “Não olhar com desprezo e excesso de autoconfiança, porque a prova pode lhe pegar de surpresa nem tampouco olhar com inferioridade, porque a prova em geral está bastante acessível”, diz Guilherme.

Confira os principais conteúdos que irão cair:

Física e Matemática:

O professor Guilherme Girão, indica que a maior parte das questões de matemática podem ser resolvidas usando conceitos mais básicos. Vale lembrar que não pode usar calculadora. “Aqueles que se acostumaram a fazer somente cálculos com calculadora devem ter atenção especial às operações básicas e, mesmo com o tempo bastante escasso, devem fazer as contas com muita calma, atenção redobrada e acima de tudo, de modo bem organizado”, expõe.

Já as questões de física são mais diversificadas e contemplam três frentes de maneira uniforme: mecânica, termologia e ondas e electromagnetismo. “Apesar de ser muita matéria, o conteúdo normalmente não é muito aprofundado, exigindo os conceitos básicos, fórmulas mais simples e é focado em aplicações no cotidiano. Um bom palpite são os processos de geração de energia, um assunto que permite abordar vários conceitos”, declara Girão.

Biologia

A professora de Biologia dos colégios Galois e Olimpo, Marissa Borges, aponta que o principal conteúdo da matéria a ser dobrado deve ser Ecologia, voltada pra os impactos ambientais. “Isso sempre caiu. Também é bom ter atenção com a fisiologia humana, como sistema circulatório e digestório”, comenta.

O professor de Biologia do Colégio Visão e de cursos preparatórios, Robson “Guga” Lopes, também acredita que cairão questões sobre os impactos ambientais. “É bom o aluno estudar sobre aquecimento global e também sobre o Acordo de Paris, feito em 2016”, completa. O professor pede que os alunos sejam objetivos na prova. “O tempo é fundamental”, finaliza.

Química

O professor de Química do Instituto Federal de Brasília e Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB), Breno Cunha, também reconhece que as questões serão voltadas para o meio ambiente. “A química relacionada ao meio ambiente acaba sendo o principal tópico a ser cobrado, e não coisas mais específicas”, relata. Breno também pede para os participantes revisarem o cálculo estequiométrico e os métodos de separação de misturas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado