Menu
Brasília

Por meio do SOS DF Saúde, GDF supera 22 mil cirurgias em 125 dias

Willian Matos

07/05/2019 19h48

Atualizada 08/05/2019 7h15

saúde

Tony Winston/Agência Brasília

Neste mês de maio, a Secretaria de Saúde atingiu a marca de 22.147 cirurgias realizadas em 125 dias. Traduzindo para uma média, foram quase 178 operações por dia.

O número é resultado de mobilização dos profissionais da rede pública, aliada às ações do projeto SOS DF Saúde. O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, fala sobre a força-tarefa. “Estamos conseguindo trazer alívio para milhares de pessoas que esperavam há meses, até mesmo há anos, na fila de cirurgias eletivas, que estão sendo realizadas além das emergenciais”, comemora Okumoto.

Ao todo, 14 hospitais dos 17 existentes na rede pública do DF participaram do programa e são parcialmente responsáveis pelo recorde. O Instituto Hospital de Base foi a unidade de saúde que mais realizou cirurgias — foram 3.550 no total. Em segundo lugar, vem o centro cirúrgico do Hospital Regional de Sobradinho, com 2.550 cirurgias. A terceira unidade mais produtiva foi o Hospital Regional de Taguatinga, com 2.490 operações.

Os três hospitais que não participaram da SOS DF Saúde são o Hospital Regional do Guará, o Hospital São Vicente de Paulo (Taguatinga) e o Hospital de Apoio de Brasília (Setor Militar Urbano). Eles não se integraram ao projeto porque não realizam procedimentos cirúrgicos.

Com a evolução da força-tarefa, a Secretaria de Saúde passará a divulgar o balanço de cirurgias mensalmente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado