Menu
Brasília

PCDF combate grupo suspeito de abrir empresas em nome de “laranjas”

Suspeitos atuavam no mercado de peças automotivas. Esta é a primeira fase da operação contra a organização criminosa

Willian Matos

28/01/2020 12h35

A Polícia Civil (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (28), a segunda fase da Operação Crassus. A ação visa colher informações sobre um grupo suspeito de abrir empresas em nome de “laranjas” no mercado de peças automotivas para fugir de fiscalizações.

Na primeira fase, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no DF e em Goiânia-GO. Já na ação desta terça-feira (28), os agentes da Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dicot/Cecor) cumpriram dois mandados na capital goiana, em endereços vinculados a um contador que assessorava os crimes cometidos pelo grupo.

Segundo investigações, o grupo desconstituía empresas “estouradas”, isto é, que já carregavam muitas dívidas, e abria novas lojas. Para abrir estas estabelecimentos, os suspeitos usavam “laranjas” de baixa renda. Assim, quando eles estourassem as novas lojas, a Fazenda não poderia penhorar nada dos proprietários pelo fato de eles não possuírem bens o suficiente.

Ao todo, 23 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro sonegação fiscal e uso de documento falso.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado